top of page

Queda de avião na Rússia deixa 10 mortos; Prigozhin, do Grupo Wagner, estava na lista

23/08/2023


Jato executivo caiu perto de Moscou nesta quarta-feira



A Rússia afirmou que dez pessoas morreram depois que um jato executivo caiu perto de Moscou nesta quarta-feira (23). O nome do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, aparece na lista de passageiros, mas não se sabe se ele realmente embarcou. A informação foi inicialmente publicada pela agência Tass, ligada ao governo russo. Veja mais no vídeo acima.


A aeronave é fabricada pela Embraer e fazia um voo da cidade de Tver, perto de Moscou, com destino a São Petesburgo. Havia sete passageiros e três membros da tripulação a bordo. Até a última atualização desta reportagem, oito corpos haviam sido encontrados no local da queda, nenhum com identificação, de acordo a outra agência russa RIA. A operação de resgate também não havia sido concluída.


Prigozhin, de 62 anos, lidera um exército de mercenários que atuou em diversas guerras, inclusive na atual invasão do território ucraniano pela Rússia (leia mais abaixo).


Em junho, o Grupo Wagner entrou em campanha para destituir o ministro de Defesa russo, num desentendimento que se intensificou após Prigozhin acusar o governo russo de promover um ataque contra acampamentos da organização.


O grupo enfrentou Forças Armadas da própria Rússia – e os mercenários tomaram uma cidade no sul do país e começaram a se deslocar em direção a Moscou. O conflito terminou com a intermediação da Belarus.


Nesta segunda-feira (21), Prighozin havia publicado no Telegram um vídeo em que ele aparecia na África. Foi o primeiro vídeo que divulgado por ele desde o início do confronto com o exército russo.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page