Quatro vitórias da tecnologia sobre a burocracia no setor público

20/08/2021


Acesso remoto a serviços e informações armazenadas na nuvem tornam mais simples a vida do cidadão



Pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que 86% dos brasileiros dizem se sentir adaptados ao mundo digital e prontos para aproveitar ofertas de serviços digitais pelo setor público. No dia a dia, a tecnologia já permite que diversas demandas sejam atendidas pelas prefeituras via site ou aplicativos, diminuindo o uso de papel e garantindo mais comodidade para os cidadãos.

“Com as informações na nuvem, atualizadas em tempo real, muitas tarefas são realizadas de modo muito mais eficiente. O cidadão ganha com uma gestão mais transparente e ágil”, diz Sedi Zanella, gerente de relacionamento da IPM Sistemas, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para gestão pública, com atuação no sul, São Paulo e Minas Gerais.



IPTU

O carnê impresso do IPTU que chega às residências via Correios tende a virar coisa do passado. Prefeituras como a de Brusque (SC) já permitem a retirada do documento pelo site ou aplicativo. O município catarinense começou o processo pouco antes da pandemia, em 2019, e hoje tudo pode ser feito no meio digital. Em 2021 já foram emitidos 66.604 guias de pagamento de IPTU através do site, praticamente 90% do total. O munícipe acessa e paga de onde estiver, sem necessidade de ir a uma repartição pública.


Alvarás e acompanhamento de protocolos

Abrir uma empresa, realizar um evento ou iniciar a construção de um imóvel exige a concessão de um alvará pelo município. A tecnologia pode acelerar o processo, que antes levava dias. A catarinense Rio do Sul conseguiu reduzir em até 20% o tempo de análise dos processos. Além do ganho de velocidade, o cidadão acompanha o andamento das solicitações online.


Ouvidoria

A tecnologia possibilita que o cidadão participe ativamente da melhoria da gestão da cidade. Cascavel, no oeste do Paraná, por exemplo, permite que o cidadão tenha acesso ao serviço de Ouvidoria pela tela do celular. No aplicativo, é possível adicionar fotos e a localização exata de problemas tão variados como a existência de luzes queimadas no sistema de iluminação pública e a necessidade de capina em terrenos baldios. O sistema permite maior agilidade na resolução das demandas e menos acúmulo de serviços. O morador também é informado por email ou notificação via aplicativo do andamento dos serviços.


Prontuário Médico eletrônico

Municípios como Castro, no Paraná, utilizam sistemas em nuvem para a gestão da área de saúde. A digitalização dos documentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) permite que os médicos tenham acesso a informações atualizadas do paciente em qualquer local de atendimento e facilita o controle, pelos gestores, da disponibilidade de medicamentos. Recentemente a cidade recebeu do Ministério da Saúde o selo APS para a paranaense, um reconhecimento à qualidade do atendimento primário.


O acesso a esses serviços fica ainda mais simples com uso de aplicativos. Segundo dados de 2019 do IBGE, o telefone celular é a principal ferramenta de acesso dos brasileiros à internet. “A oferta de acesso a serviços via smartphone é essencial para garantir que mais pessoas utilizem a tecnologia para encaminhar demandas à Prefeituras,” destaca Zanella.

Últimas Notícias