23/05/2024
Penúltima fase da ação para empreendedores ocorre das 9h às 17h

O Mutirão MEI 2024 chega, nesta quinta-feira (23), à região central de Curitiba. Depois de passar pelas Ruas da Cidadania Fazendinha, Santa Felicidade e Boqueirão, é a vez do Mercado Municipal receber os microempreendedores individuais (MEIs) que precisam de orientações e serviços.
Entre as 9h e às 17h, as equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae/PR estarão no 2º andar do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal (R. da Paz, 608), prestando, gratuitamente, serviços e orientações aos MEIs já formalizados e a quem quer começar seu próprio negócio.
O evento é destinado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não), quem é microempreendedor individual (MEI) e a quem quer começar seu próprio empreendimento e quer saber como.
Além da prestação de serviços e orientações, o evento vai oferecer, às 10h, a oficina Escola também compra, que vai ensinar os MEIs o caminho para oferecer seus serviços e produtos a um grande cliente: a Prefeitura de Curitiba. Às 14h, será realizado o Encontro de Negócios. Para ambos, as inscrições podem ser feitas antecipadamente, pelo site do evento.
Esta é a quarta de cinco etapas do Mutirão MEI, que este ano se estendeu por vários pontos da cidade. A última etapa será na próxima terça-feira (28), na Rua da Cidadania Pinheirinho, também das 9h às 17h.
O Mutirão MEI é uma das ações do Vale do Pinhão, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, dentro do programa Curitiba Empreendedora, e pelo Sebrae-PR, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e empreendedorismo na cidade. A programação também faz parte da Semana do Microempreendedor Individual do Sebrae/PR, que se estende por todo o Paraná.
Durante o Mutirão, equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae-PR vão ofertar serviços como:
Formalização e alteração do MEI*;
Regularização de débitos;
Emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
Consultoria em marketing, planejamento e finanças;
Análise de crédito e financiamentos, por instituições financeiras e cooperativas de crédito;
Cadastro da empresa como fornecedora de produtos e serviços para a Prefeitura de Curitiba no e-Compras (para participação de editais de licitação e Fundo Rotativo);
Auxílio na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
* Para abertura do MEI, é necessário apresentar, no dia do Mutirão, documentos pessoais e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio. Para a DASN, é necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa, referente a 2023.
Além dos mutirões, em maio, a Prefeitura e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba, ofertam apoio aos MEIs o ano todo, com atendimentos gratuitos nos nove Espaços Empreendedor, nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.
Nos Espaços Empreendedor, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, com horário marcado previamente pela Agenda Online.
Comments