top of page

Quadro "A Caipirinha", de Tarsila do Amaral, vai a leilão por decisão judicial

  • 16 de dez. de 2020
  • 1 min de leitura

16/12/2020


O quadro A Caipirinha, da artista brasileira Tarsila do Amaral, será leiloado nesta quinta-feira (17)


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O quadro A Caipirinha, da artista brasileira Tarsila do Amaral, que pertencia ao empresário Salim Taufic Schahin, investigado na Operação Lava Jato, vai a leilão amanhã (17) por decisão judicial. Enquanto isso, a tela pode ser vistada pelo público na Bolsa de Arte, no centro de São Paulo.


Quem quiser arrematar a tela terá que desembolsar, no mínimo, uma quantia superior a R$ 47 milhões, em pagamento à vista. O leilão será às 20h e mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.bolsadearte.com/.


O dinheiro obtido com a compra desse quadro irá para uma conta do Tribunal de Justiça de São Paulo, onde ficará bloqueado até que o mérito de um recurso feito por um familiar do empresário seja apreciado.


A família proprietária do quadro tentou suspender o leilão, que foi anunciado após 13 bancos terem aberto uma ação de execução ​contra o dono da obra por não pagamento de dívidas milionárias.


O quadro de cores fortes e traços bem geométricos foi pintado por Tarsila em 1923, em uma viagem que fez à França. Nele há a figura de uma mulher desenhada em uma paisagem rural.

Em uma carta que enviou de Paris para a sua família no Brasil, em abril deste mesmo ano, Tarsila escreveu sobre ele. “Na arte, quero ser a caipirinha de São Bernardo, brincando com bonecas de mato, como no último quadro que estou pintando”. Na carta endereçada aos pais, Tarsila ainda desenha um pequeno esboço da tela.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page