27/08/2024
Gaeco cumpriu mandados na manhã desta terça-feira
Integrantes de quadrilhas que agiam de dentro de presídios do Paraná são alvo de 19 ordens judicias. São 6 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. Todos foram cumpridos nesta manhã de terça-feira, 27 de agosto, pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Londrina e Ibiporã (no Norte Central do Paraná), Aparecida de Goiânia (em Goiás) e Três Lagoas (no Mato Grosso do Sul) – nestes últimos dois estados da Federação, as investigações relacionadas aos fatos são conduzidas pelos Gaecos de Goiás e do Mato Grosso do Sul.
As ordens fazem parte da segunda fase da Operação “White Book”, que apura os crimes de tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes praticados por organização criminosa a partir de unidades prisionais. O trabalho foi realizado em conjunto com o Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Paraná.
A fase atual da operação é um desdobramento da primeira etapa, ocorrida em dezembro de 2023, quando foi apreendido um celular com um integrante de facção criminosa que atuava na região de Ibiporã. A partir da análise dos dados encontrados no telefone, foi possível identificar outros membros da organização criminosa, além de informações relacionadas ao tráfico de entorpecentes e comércio ilegal de arma de fogo.
Os mandados foram expedidos pelos Juízos da Vara Criminal de Ibiporã, da 2ª Vara Criminal de Londrina e da 1ª Vara das Garantias de Goiânia, e as investigações são feitas simultaneamente pelos Gaecos do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de Goiás.
Comments