10/10/2023
Partido também negocia aliança com partidos de esquerda
Apesar de estar negociando uma frente com outros partidos da base do governo Lula, o PT deve lançar candidato próprio à prefeitura de Curitiba em 2024, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo de hoje. De acorod com o texto, o partido já estabeleceu que 12 capitais terão candidatos próprios, entre eles a Capital paranaense.
O jornal também lista sete potenciais candidatos à sucessão do prefeito Rafael Greca (PSD). Pelo PT, o nome apontado é o da deputada federal Carol Dartora. A lista inclui ainda o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), os deputados estaduais Ney Leprevost (União Brasil) e Goura (PDT), o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), o deputado federal e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) e Fernanda Dallagnol (Novo), mulher do deputado cassado, Deltan Dallagnol (Novo).
O PT vem conversando com o PSB de Ducci e o PDT de Goura. Além deles, participam também das negociações o PCdoB, o PV, PSOL e Rede. PT, PSB e PV formam a federação “Brasil Esperança”, e por isso mesmo, são obrigados a repetir em 2024 a aliança firmada em 2022 em torno da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre os petistas, também são apontados como potenciais candidatos o deputado federal e líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu e o deputado federal Tadeu Veneri.
Há quem defenda Ducci como cabeça de chapa, sob a alegação de que ele teria mais potencial de atrair o eleitorado de centro. Uma aliança com o ex-prefeito, porém, já foi rechaçada pelo grupo do ex-governador Roberto Requião (PT). Requião questionou publicamente o fato do deputado não ter feito campanha para Lula em 2022.
Comments