11/12/2021
O Cine Passeio é um dos equipamentos-âncora do processo de recuperação urbana do Centro Histórico de Curitiba
O Cine Passeio é finalista do Prêmio Human City Design 2021. A premiação é oferecida pelo Governo Metropolitano de Seul (SMG), na Coreia, em reconhecimento a projetos que promovem a harmonia entre os cidadãos e a sociedade no ambiente urbano para a formação de cidades sustentáveis. A organização é feita pela Seoul Design Foundation (SDF).
Desenvolvido e inscrito no certame pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto do Cine Passeio venceu as etapas de triagem e está entre os dez finalistas da competição, por atender aos requisitos de fornecer soluções para questões da vida urbana, visões para o futuro e se enquadrar nos valores globais. A confirmação do destaque do projeto curitibano se deu por e-mail enviado ao Ippuc, na última terça-feira (7/10).
“O Cine Passeio é uma evocação de todos os antigos cinemas de rua que fizeram a vida cultural dessa grande cidade durante o século 20”, disse o prefeito Rafael Greca. “É um equipamento urbano de integração sociocultural e de renovação urbana pela força da arte”.
Esta é a terceira edição do evento, que neste ano abrange as áreas de produto, visual, digital e multimídia, espaço e sistema, experiência, serviço e social. O projeto curitibano já venceu duas rodadas de avaliação por jurados profissionais da Coreia e do exterior. A terceira rodada ocorrerá em 17 de dezembro, acompanhada por apresentações e entrevistas e submetida à votação popular. O vencedor receberá um prêmio em dinheiro no valor de KRW 50 mil (a moeda local, o won sul-coreano). Haverá também premiações em dinheiro e menções honrosas para os demais projetos bem classificados.
Destacado nos últimos dois anos como um dos principais prêmios mundiais de design, o Human City Design tem por base cinco valores essenciais: criatividade e inovação, sustentabilidade, publicidade e compartilhamento, participação e cooperação e impacto positivo na vida. No ano passado, o prêmio atraiu atenção global, mesmo com a pandemia em andamento, tendo recebido 99 inscrições de 31 países.
No portal da organização do evento, o diretor interino da Seoul Design Foundation (SDF), Joo Yong-tae, destaca que o espírito do Human City Design Award é o de encontrar soluções para os problemas das cidades por meio do design e da cooperação local e da solidariedade. "Espero ver uma gama diversificada de projetos que refletem esse espírito, apresentados este ano, para que o prêmio possa desempenhar seu papel como uma plataforma para compartilhar designs futuros sustentáveis."
O Prêmio
A criação do Prêmio Human City Design foi motivada pela nomeação de Seul como Cidade do Design da UNESCO, a primeira na Coréia, e detentora do título de Capital Mundial do Design em 2010. Desde então, Seul atuou como líder em design na região do Leste Asiático.
Na edição de 2021, pela primeira vez na história da competição será concedido o “Prêmio de Segurança e Proteção”, a ser entregue a um projeto destacado por soluções criativas para redescobrir as questões urbanas em face da pandemia global.
Os vencedores do Grande Prêmio do Prêmio Human City Design de 2019 e 2020 foram “Dunoon Learning and Innovation Project”, projeto de regeneração urbana e social de um assentamento localizado a 20 km da Cidade do Cabo, na África do Sul, e “Incontáveis ??Cidades”, um projeto que transformou áreas degradadas e abandonadas de Favara, da comuna de Favara, na Sicília, em espaços para exposições de arte contemporânea e interação comunitária.
Curitiba também integra a Rede de Cidades Criativas da Unesco. Com a capital paranaense participam do grupo, na categoria Design, cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria). O Selo Curitiba Cidade do Design da Unesco tem um comitê gestor formado por representantes do município, do setor acadêmico e da sociedade civil.
Foto: Daniel Castellano/SMCS
Comments