top of page

Projeto de dança urbana chega à Regional Tatuquara com aulas gratuitas a partir desta terça-feira

  • 11 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

11/08/2025



Depois de transformar o Teatro da Vila, na CIC, em um verdadeiro centro de expressão através das danças urbanas, o projeto comandado pelo professor Raphael Fernandes de Souza, o Rapha, chega agora à Regional Tatuquara. As aulas, que começam nesta semana, serão realizadas todas as terças-feiras, das 14h às 16h, com acesso gratuito e sem necessidade de inscrição.


A nova turma na Regional Tatuquara é uma extensão do trabalho que Rapha já realiza com sucesso na CIC. Lá, o que começou como uma simples aula de dança se consolidou como um espaço de inclusão e fortalecimento comunitário. A proposta segue a mesma no novo endereço: acolher diferentes corpos, histórias e idades por meio da linguagem da cultura hip-hop.


Mais do que ensinar dança, Rafa acredita que a aula trabalha corpo, mente e espírito. “A linguagem das danças urbanas vem da filosofia do hip hop. Além dos movimentos clássicos, que trabalham técnica e estilo, a aula tem caráter recreativo. Mas não é só diversão, a gente desenvolve o condicionamento físico, a agilidade, a memória, a coordenação e, principalmente, a sociabilidade”, explicou o professor.


Alfabeto corporal


Rapha tem formação em Educação Física e mais de 20 anos de experiência como professor. Sua metodologia une técnica, filosofia hip-hop e uma inventividade que estimula a criatividade dos alunos. A base das aulas no Teatro da Vila são 26 passos fundamentais do hip-hop, com destaque para o breaking, transformados em um alfabeto corporal. Cada letra representa um movimento e, juntos, formam as coreografias do grupo, criadas em um processo que estimula ritmo, coordenação, improviso e memória.


Os participantes são incentivados a propor temas para coreografias que abordem questões sociais e ambientais. Além disso, o grupo participa de mostras e festivais promovidos pela Prefeitura de Curitiba, como a Mostra Curitiba e o Dança Curitiba, ampliando os horizontes dos alunos.


Serviço


Aulas de Dança Urbana – Regional Tatuquara

Terças-feiras, das 14h às 16h

Local: Regional Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n)

Classificação indicativa: a partir de 7 anosGratuito e sem necessidade de inscrição


Foto: Hully Paiva/SECOM

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page