Programa MON na Escola de junho terá como tema a arte africana

22/06/2022


A programação será conduzida pela equipe educativa do MON



O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai promover no dia 29 (quarta-feira), às 19h30, uma videoconferência sobre possibilidades educativas com a coleção africana. O encontro faz parte do tradicional programa MON na Escola, voltado para estudantes, professores do ensino público e privado e profissionais de mediação cultural. A ação é gratuita.


A programação será conduzida pela equipe educativa do MON, que apresentará possibilidades educativas como dispositivos de mediação, materiais de pesquisa e oficinas, que podem ser utilizadas em sala de aula para promover o debate sobre as culturas africanas representadas na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” e demais obras da coleção presentes no acervo do MON.


A exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, em cartaz na Sala 4 do MON, é um recorte da grandiosa doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) ao Museu.


Fazem parte da mostra máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. As obras têm origem em países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique.


MON NA ESCOLA – O programa MON na Escola é direcionado a professores do ensino público e privado, alunos de licenciatura e outros profissionais da área de mediação cultural. Os encontros são mensais e gratuitos, com emissão de declaração de participação. Para inscrição é necessário preencher formulário para ter aceso ao Zoom do MON.


SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Últimas Notícias