Programa Abraço de Algodão em Campo Largo inicia hoje (26) novo grupo para pessoas com fibromialgia e dor crônica
- admjornale
- 26 de mai.
- 3 min de leitura
26/05/2025

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida para o Programa Abraço de Algodão, voltado para pessoas com diagnóstico clínico de Fibromialgia e dores crônicas. Completando um ano de existência neste mês de maio, mesmo mês de conscientização sobre a Fibromialgia, o programa é voltado para pessoas com diagnóstico clínico desta doença, e também para quem sente dores crônicas, e trabalha a conscientização, realizando orientações que visam a saúde e o bem-estar.
Como funciona? – Contando com uma equipe formada por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e reumatologista, o Abraço de Algodão é aberto a moradores de todas as regiões da cidade. As vagas são limitadas e, para participar, os pacientes diagnosticados precisam procurar pessoalmente o CAPS 2 ou ligar para o telefone (41) 3391-5276. Essas pessoas serão chamadas conforme lista de espera, com a Secretaria Municipal entrando em contato por telefone, à medida que forem abrindo mais grupos.
O programa conta com duas estratégias:
1) Grupos de autogerenciamento com equipe multidisciplinar – duração de 8 semanas:
Cada grupo é composto por cerca de dez pessoas e são oito encontros semanais, geralmente nas quintas-feiras. O próximo grupo inicia no dia 05 de junho, às 15h, e os encontros são no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS 2), localizado na Vila Bancária. Quem participa do programa tem acesso a uma cartilha informativa para auxiliar no tratamento. Os pacientes são encaminhados pela reumatologista, ou médicos e profissionais da Atenção Primária, e chamados pela Central de Agendamentos.
2) Grupos mensais abertos à comunidade com Fibromialgia:
Reuniões acontecem todas as últimas segundas-feiras de cada mês, às 15h, também no CAPS 2. Importante: não é necessário encaminhamento para participar, neste caso. As próximas datas são:
26/05 (hoje)
30/06
28/07
25/08
29/09
27/10
24/11
Relembre – A iniciativa da médica reumatologista do município, Patrícia Martin, nasceu em agosto de 2017 como um projeto piloto que foi ganhando forma ao longo dos anos, ajudando os pacientes a lidarem com as dificuldades impostas pela síndrome. O programa conta com uma equipe multidisciplinar que criou um protocolo de intervenção baseado em evidências clínicas.
Outras frentes – As atividades motivadas pelo projeto levaram à criação de outro projeto, uma Associação chamada Mulheres Transformadoras, criada pela médica Patrícia Martin. As pacientes se reúnem para realizar trabalhos manuais e são incentivadas a participar de feiras para vender seus produtos e, assim, ter uma fonte de renda.
Além dos encontros, a Prefeitura de Campo Largo fornece gratuitamente a Carteira de Prioridade para Portador de Fibromialgia, conforme a Lei Municipal nº 3470/2022. A solicitação pode ser feita através deste portal, acessando a página neste link. E, aqui no município, o atendimento preferencial às pessoas com diagnóstico clínico de Fibromialgia é assegurado conforme a Lei Municipal nº 3054/2019.
A doença – A Fibromialgia é uma síndrome e está associada a uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. A doença reumatológica afeta a musculatura, causando dor, e acomete 2% da população mundial, sendo mais frequente em mulheres.
Avise amigos e familiares, convide pessoas que podem se beneficiar do programa, esse é um momento importante para receber informações. Participe!
SERVIÇO:
Programa Abraço de AlgodãoLocal: Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS 2)
Endereço: Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, s/n, Vila Bancária
Mais informações: (41) 3291-5203 (WhatsApp) ou (41) 3291-5209 (Secretaria de Saúde)
Fotos: Freepik e divulgação / SMS
Comments