top of page

Produtos irregulares são apreendidos em clínica estética de Curitiba

14/06/2024

Fenol manipulado e ácido hialurônico vencido foram encontrados


Frascos de fenol manipulado e ácido hialurônico vencido foram apreendidos nesta quinta-feira (13) na clínica estética de Curitiba onde uma idosa de 64 anos fez peeling de fenol e ficou com queimaduras graves. A apreensão foi realizada pela Polícia Civil (PC-PR) e Vigilância Sanitária.

 

Segundo a corporação, a vítima fez o procedimento em 25 de maio com uma mulher que se apresenta como esteticista e biomédica. Depois, passou a sentir dores e, 11 dias após o peeling, foi hospitalizada.

 

A suspeita e a clínica não tiveram os nomes oficialmente divulgados. Ela não estava no local quando os policiais chegaram. A delegada Aline Manzatto disse que, se ela estivesse, seria presa em flagrante por conta dos materiais encontrados.

 

De acordo com a delegada Aline, no caso de produtos injetáveis encontrados, a polícia não localizou registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitindo a utilização.

 

A delegada afirmou que a suspeita vai responder por lesão corporal, exercício ilegal da medicina e uso de produto falsificado para fins medicinais.

 

O fenol encontrado na clínica tem prescrição de uma dentista de São Paulo. Para a delegada, o produto é prescrito e manipulado no estado para, posteriormente, ser trazido para a clínica, em Curitiba. A dentista, que não teve o nome divulgado, também deve ser investigada.

 

A delegada também explicou que o produto não tinha identificação para ser utilizado em um paciente específico, mas sim para uso da própria esteticista, o que não poderia acontecer, conforme a investigação.

 

Em entrevista a delegada Aline disse que antes da operação, a suspeita prestou depoimento à polícia na terça-feira (11). Na ocasião, ela afirmou à delegada que é estudante de biomedicina, diferentemente da forma que se apresentava, como biomédica.

 

Sobre ela também se apresentar como esteticista, a polícia não encontrou nenhuma comprovação de qualificação para o exercício da profissão durante a operação desta quinta (13).

 

"Nos certificados nós vimos não tem órgão que valide. Não temos sequer a prova que ela é esteticista com certificação reconhecida. Ela não tem o registro válido na Vigilância Sanitária para atuar com procedimentos invasivos, só com procedimento sem ser invasivo."

 

O fenol é um composto orgânico ácido que provoca uma reação inflamatória na pele. A inflamação causa descamação da superfície do tecido. O objetivo é reduzir manchas, rugas e cicatrizes, devolvendo a elasticidade da face.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page