Procurador-geral de Justiça do Pará e dois advogados ingressam no Instituto de Advogados Brasileiros

17/02/2022


Evento híbrido ocorreu nessa quarta-feira, dia 16



O procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, César Bechara Nader Mattar Jr., que presidiu por dois mandatos, de 2010 a 2014, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), tomou posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), nessa quarta-feira (16), na sessão ordinária híbrida (presencial/virtual), conduzida no plenário histórico pela presidente nacional, Rita Cortez.


Os advogados Thadeu de Jesus e Silva e Cláudio Henrique de Castro tomaram posse como membros efetivos. Os três novos consócios são integrantes do Instituto Silvio Meira (ISM), presidido por André Augusto Malcher Meira, representante estadual do IAB no Pará, que os indicou à Casa de Montezuma, junto com o diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena.


“Em primeiro lugar, é um prazer voltar ao Rio de Janeiro, ao IAB e, especialmente, à tribuna deste plenário histórico”, disse André Augusto Malcher Meira, na abertura da sua saudação aos três novos consócios. Em seguida, o advogado destacou que “César Bechara ficou sempre em primeiro lugar nos concursos públicos a que se submeteu e fez uma brilhante carreira no Ministério Público”. Da tribuna, o procurador-geral de Justiça do Pará se disse “emocionado ao ver as fotografias neste plenário daqueles que ajudaram a construir o Direito brasileiro”. O novo membro honorário, que preferiu não fazer parte de comissão temática, falou ainda da sua “alegria” por poder se “ombrear com os ilustres membros deste instituto comprometido com os direitos humanos”.


O representante do IAB no Pará apresentou Thadeu de Jesus e Silva como “um advogado brilhante e membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas”. Do alto dos seus mais de 50 anos de advocacia, Thadeu de Jesus e Silva, que vai atuar na Comissão de Direito Financeiro e Tributário, assumiu a tribuna emocionado: “Quando a gente fica mais velho, as emoções ficam mais jovens e nos fazem ser criança, sendo infantil o sentimento que sinto hoje ao realizar o desejo, de mais de três décadas, de me tornar membro do IAB”.


A respeito de Cláudio Henrique de Castro, que atua no Paraná e optou por se juntar aos membros da Comissão de Direito Administrativo, André Meira disse que o novo consócio “é um grande professor e jurista, com uma produção intelectual enorme, com mais de 20 livros publicados”. Ao tomar posse virtualmente, Cláudio Henrique de Castro disse: “É uma honra entrar para o IAB, do qual sempre sonhei me tornar membro, por ser uma Casa que reúne juristas voltados para a redução das desigualdades sociais e o respeito pelo princípio da dignidade humana”.


Foto: Divulgação


Últimas Notícias