top of page

Presidente francês pretende permitir eutanásia em pacientes incuráveis

10/03/2024

Emmanuel Macron vai apresentar projeto a Conselho de Ministros



O presidente francês, Emmanuel Macron, vai promover um projeto de lei para permitir que pacientes sob “condições estritas” possam solicitar a eutanásia, anunciou, neste domingo (10), em uma entrevista aos jornais franceses Liberation e Le Croix.

 

A iniciativa, que será apresentada ao Conselho de Ministros em abril, para que seja levada ao legislativo no mês seguinte, contempla a possibilidade da administração de uma substância letal em pacientes maiores de idade que a solicitarem caso sofram de uma “doença incurável” que lhes cause sofrimento.

 

Os menores de idade e os pacientes com doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas que afetam o discernimento, como Alzheimer, serão excluídos.

 

Em caso de parecer favorável de uma equipe médica, será prescrita à pessoa uma substância letal, que ela mesma poderá administrar, ou com a ajuda de um terceiro se “não tiver controle” para fazê-lo.

 

Este terceiro pode ser “uma pessoa voluntária designada quando nenhuma limitação técnica o impeça”, ou “o médico ou enfermeiro que o acompanhe”.

 

Embora este ato possa ser comparado a uma forma de suicídio assistido, o presidente disse que desejava evitar este termo ou o de eutanásia, porque o “consentimento” do paciente é essencial e “a decisão médica tem seu papel a desempenhar”.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page