top of page

Prefeituras da Grande Curitiba voltam a recomendar uso de máscaras

02/11/2023


Número de casos de Covid voltou a subir em Curitiba e região



Com o aumento de casos de Covid, as Prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba e o Ministério da Saúde estão reforçando a necessidade do uso da máscara em determinadas situações. Na Capital paranaense, por exemplo, foram registradas oito mortes da semana entre 25 e 30 de outubro. O total de novas confirmações laboratoriais incluídas na última semana foi de 3.049, o que corresponde a uma média de 436 casos por dia. Na semana anterior, a média era de 282 casos diários.


O documento, publicado no site da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS), determina o uso obrigatório de máscaras para os profissionais de saúde que atuam na área assistencial das Unidades de Saúde de Curitiba. No caso de pacientes que buscam atendimento em serviços de saúde, o uso é fortemente recomendado. Pessoas com sintomas respiratórios devem optar pela máscara para se proteger e também evitar a transmissão, seja do vírus da covid ou de outros vírus respiratórios.


“Devemos relembrar o protocolo sanitário e nos manter protegidos. Se houver febre, tosse, espirros, dor de garganta, entre outros sintomas respiratórios, é preciso procurar atendimento de saúde e usar a máscara para evitar a transmissão”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.


O Ministério da Saúde atualizou os protocolos para Covid na última terça (31). De acordo com o Ministério, ao sinal de qualquer sintoma, evite qualquer contato físico com outras pessoas, incluindo familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos. O isolamento é a separação de indivíduos infectados dos não infectados durante o período de transmissibilidade da doença, quando é possível transmitir o patógeno em condições de infectar outra pessoa. O protocolo indica usar máscara bem ajustada ao rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95, em casa ou em público, no caso de sintomais gripais.


Campo Largo

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reiterou também as recomendações de sua nota orientativa que está em vigor desde 01/11/2022, sobre a flexibilização do uso de máscaras faciais justamente devido ao crescimento de casos de doenças com transmissão respiratória. A pasta registra desde 17 de outubro um aumento no número de atendimentos a sintomáticos respiratórios nos seus equipamentos de saúde (UBSs e UPA 24h). Foram cerca de 130 casos positivos para COVIDde 17 a 30 de outubro. Número esse muito acima das médias das semanas anteriores (que estavam entre 5 e 20 casos por semana).

Comments


Últimas Notícias

bottom of page