top of page

Prefeitura vai reforçar ações de combate ao vandalismo no transporte coletivo

31/01/2025


O número de ocorrências de vandalismo bateu recorde e mais que dobrou em 2024



A Prefeitura vai reforçar ações para inibir o vandalismo no transporte coletivo com campanhas de conscientização da população, incluindo as torcidas de futebol, aumento do patrulhamento e a criação de operações de segurança específicas para o transporte coletivo.


O número de ocorrências de vandalismo bateu recorde e mais que dobrou em 2024, na comparação com o ano anterior. Levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que foram 8.960 registros de roubos e depredações no ano passado, com um prejuízo de R$ 1,36 milhão. Em 2023, foram 4.421 ocorrências, com despesas de R$ 672,5 mil.


Os valores referem-se aos gastos com conserto, substituição e manutenção realizados após as ocorrências. Foram considerados vandalismos em estações-tubo e em terminais do transporte coletivo, bem como em sanitários públicos e pontos de ônibus administrados pela Urbs.


“O prejuízo causado pelo vandalismo é muito alto e poderia ser revertido em benefícios para a população. É recurso que poderia ir para investimento, para pavimentação, para construção de escolas, para a saúde, para melhorias no transporte coletivo”, diz o prefeito Eduardo Pimentel. “Vamos fazer um trabalho muito forte de conscientização da população, para preservar o que é de todos e reforçar a ação da Guarda Municipal para fiscalizar e inibir esses atos”, disse.


O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, reforça a necessidade de conscientização e das denúncias por parte da população, tanto via 153 (Guarda Municipal), como via contato com os seguranças e a fiscalização no local vandalizado. “Quem paga essa conta é a população, já que o vandalismo compromete a qualidade do transporte coletivo. E o dinheiro gasto para consertar os estragos poderia ser direcionado para outras benfeitorias para os próprios curitibanos”, diz.


Com o valor gasto com o vandalismo no ano passado seria possível, por exemplo, equipar as seis novas unidades de saúde que serão inauguradas durante a gestão, ampliar a plataforma do Terminal Santa Cândida ou construir seis casas populares. Também seria possível colocar em operação uma biblioteca e meia inclusiva, do padrão da Darcy Ribeiro, que já atende a comunidade curitibana, com quatro mil títulos, no Centro.


De acordo com o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Rafael Vianna, a segurança do transporte coletivo é uma das prioridades da pasta. O patrulhamento preventivo da Guarda Municipal é constante nas linhas do transporte coletivo. “Vamos reforçar esse patrulhamento com maior efetivo e equipes especializadas, além de operações específicas para o transporte coletivo” afirmou.


Ao presenciar qualquer ação de vandalismo, é fundamental que o cidadão acione imediatamente a Guarda Municipal pelo telefone 153. “A denúncia rápida permite uma ação mais efetiva e contribui diretamente para a redução desse tipo de crime na cidade”, finalizou Vianna.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page