top of page

Prefeitura prepara novo concurso público em Curitiba

29/12/2024


A meta ´é preencher as vagas deixadas pelos que se aposentam


De 2017 para cá, a Prefeitura de Curitiba realizou cerca de 15 mil nomeações de servidores e contratações de profissionais de forma temporária para diversas áreas. Estes profissionais passaram a integrar as equipes do Município. Do total, mais de 7,4 mil são servidores aprovados em concursos públicos.


“Houve muito trabalho para que pudéssemos fazer tantas nomeações, integrar tantos servidores, parte deles em meio à pandemia da covid-19. Contamos com nossa equipe da Superintendência de Gestão de Pessoal, para que o processo tivesse continuidade e o resultado é excelente”, declara o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira.


Além das nomeações e contratações realizadas, desde o fim de 2023, sob o comando da Smap, as secretarias trabalham para que um novo concurso público seja feito, após os de 2019 e 2022. A meta é lançá-lo no início de 2025 e, assim, preencher as vagas deixadas pelos que se aposentam, por exemplo.


Processo seletivo simplificado

A Prefeitura ampliou a capacidade de resposta às demandas da sociedade também com os processos seletivos simplificados (PSS), sem a complexidade e custos de um concurso público para a nomeação de estatutários.


As contratações pelo PSS da forma atual foram possíveis porque houve mudança na Lei Orgânica do Município, sem ferir a Constituição Federal, que prevê essa modalidade de contratação. Os candidatos inscritos devem demonstrar qualificação e experiência profissional.


A contratação pelo PSS deve ser autorizada pela Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. O assunto também deve ser deliberado pelo Conselho de Gestão e Responsabilidade Fiscal da Prefeitura de Curitiba.


A professora de Educação Infantil Scarleth Pereira, de 27 anos, tomou posse como servidora em maio deste ano. “Estou empolgada para começar, para aprender muito e ensinar as crianças”, contou Scarleth na ocasião. Antes disso, ela já tinha atuado na educação da Prefeitura de Curitiba como estagiária e através do PSS.


Em janeiro deste ano, Rosemari Cordeiro, de 59 anos, passou a integrar a equipe de enfermagem da Prefeitura no Distrito do Portão. “Esta foi a segunda vez que fiz concurso público. Desta vez, passei. Queria muito trabalhar com a comunidade”, contou a profissional no dia da posse.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page