Prefeitura inaugura duas novas unidades para atendimento a pessoas de rua

01/04/2022


A casa irá ofertar serviço de acolhimento para até 110 pessoas, homens de 18 a 59 anos



Curitiba tem duas novas unidades para atendimento a pessoas em situação de rua, inauguradas nesta sexta-feira (1/4) pelo prefeito Rafael Greca. A Casa de Passagem Padre Pio e o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) ficam na Praça Solidariedade, no Rebouças, onde a Prefeitura mantém um complexo com serviços para esse público. Entre eles, acolhimento e o Mesa Solidária, que faz a distribuição gratuita de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.


A Casa de Passagem Padre Pio homenageia o padre italiano Pio de Pieltrecina, que dedicou parte de sua vida às famílias vulneráveis e foi canonizado em 2002. O local vai ofertar serviço de acolhimento 24 horas, todos os dias da semana.


No prédio ao lado, o Centro Pop passa a oferecer atendimento especializado, individual e coletivo, com o objetivo de favorecer a busca de autonomia e superação da situação de rua, a entrada na rede socioassistencial e a reinserção familiar e comunitária.


O prefeito Rafael Greca destacou a importância do trabalho permanente e da rede de apoio para melhorar o alcance e efetividade das ações de assistência social. "Essa unidade amplia e melhora o árduo trabalho desenvolvido pela nossa Fundação de Ação Social, a FAS, que dá apoio digno e humano a quem mais precisa, de forma permanente", disse.


“Ao lado da FAS, uma importante rede de apoio é fundamental para dar segurança alimentar e nutricional para nosso povo, como é o caso do Terreiro Vovó Benta, das instituições da Igreja Católica e toda grande cadeia de mais de 90 entidades que nos ajudam”, completou o prefeito, ao se referir aos voluntários que fazem parte do programa Mesa Solidária.


Greca inaugurou a unidade ao lado de servidores e convidados como o padre José Aparecido, da Ação Social do Paraná, que fez uma benção do local. O prefeito foi presenteado pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, com uma imagem de Padre Pio.

Últimas Notícias