Prefeitura entrega 'Certificado de Elogio' a servidores reconhecidos pela população
- 2 de jun.
- 3 min de leitura
02/06/2026

Na manhã desta terça-feira (3), servidoras e servidores da Prefeitura de Pinhais tiveram um momento diferente na rotina de trabalho. A Secretaria Municipal de Governo (Segov) promoveu uma certificação aos agentes públicos cujos atendimentos receberam elogios da população, por meio dos canais da Ouvidoria Geral. O ato de reconhecimento foi realizado na sede da prefeitura, na presença de secretárias e secretários municipais, além de representantes do Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos.
Segundo a ouvidora Natália Dalcomuni, a iniciativa nasceu da percepção de que as manifestações positivas da população também merecem destaque. “Muitas vezes, a Ouvidoria é lembrada apenas como um canal para reclamações e solicitações, mas ela também é um importante instrumento para registrar experiências positivas e valorizar o trabalho daqueles que fazem a diferença no atendimento ao cidadão”, destacou.
“A gente fez questão de valorizar”, afirmou aos servidores a secretária de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes. “É um certificado diferente, na frente tem a nossa gratidão por todo o trabalho desempenhado, e atrás nós temos o relato da pessoa. Ou seja, essas pessoas existem e vocês vão lembrar do que aconteceu, o fato que aconteceu. Quero agradecer muito todo o empenho desenvolvido de vocês, que continuem assim, fazendo para a população e para a carreira de vocês. Isso não tem preço. É uma simbologia, mas que vocês tenham a certeza que as pessoas estão cuidando, estão olhando, estão zelando por vocês também”, finalizou.
A entrega dos ‘Certificados de Elogio’ tem como principal objetivo reconhecer e agradecer os servidores que, por meio de sua dedicação, comprometimento e atenção, contribuíram para um atendimento de qualidade à população. “Cada elogio recebido representa não apenas a satisfação de um cidadão, mas também o reconhecimento de atitudes que fortalecem a confiança da comunidade nos serviços públicos”, acrescenta a ouvidora.
Um dos relatos, gravado no certificado do servidor André Luis Pscheidt de Lima, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), registra o elogio da munícipe Josiane de Freitas. Ela buscou a Ouvidoria para destacar o atendimento prestado à filha, que frequenta atividades físicas promovidas pela prefeitura: “Gostaria de registrar meu agradecimento ao profissional (...) treinador André Luis Pscheidt de Lima. Minha filha, de 12 anos, participou de uma seletiva (...) e, desde então, está treinando na (...) quadra do Jardim Perdizes. Eu e meu esposo acompanhamos de perto e estamos muito satisfeitos com os treinos, pois percebemos seu desenvolvimento a cada dia. Admiramos especialmente o fato de o treinador ir além da prática esportiva, abordando temas como disciplina, foco e a importância do desempenho escolar, incentivando valores fundamentais para a formação dos alunos”, reconhece.
“Aproveito também para agradecer ao município pelas oportunidades e pelos espaços oferecidos ao esporte. Destaco o CIE [Centro de Iniciação ao Esporte], onde minha filha iniciou sua prática esportiva, bem como meu filho, que participa das aulas de futsal, e eu mesma, que também utilizo o espaço. Enquanto mãe e psicóloga, acredito que o esporte é uma ferramenta essencial na transmissão de valores e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, proporcionando caminhos saudáveis diante dos desafios da atualidade. Deixo aqui meu reconhecimento e gratidão pelo excelente trabalho realizado”, avalia a moradora e usuária dos serviços públicos de Pinhais.
André, por sua vez, expressou gratidão pelo reconhecimento. “Isso nos fortalece como servidores. O nosso trabalho, que dedicamos todos os dias para atender o munícipe com a melhor qualidade possível. É uma honra poder fazer parte de uma prefeitura como a nossa, que é um exemplo para outras prefeituras do Paraná e do Brasil. E também quero dizer que quando a gente faz o nosso trabalho com amor, até as dificuldades se tornam mais fáceis para a gente resolver. Fiquei muito feliz em receber o certificado. Espero contribuir cada vez mais para melhorar o atendimento aos munícipes e prestar um serviço de qualidade para a nossa população”, agradeceu.
Além de valorizar os profissionais homenageados, a iniciativa busca incentivar uma cultura de excelência no serviço público, demonstrando que o bom atendimento, a empatia, o respeito e a eficiência são atitudes percebidas e valorizadas pela população. “Cada elogio recebido representa uma história de atenção, respeito e compromisso com o cidadão. Valorizar esses servidores é reconhecer a importância do atendimento humanizado e incentivar que essa cultura de excelência continue crescendo em nossa prefeitura", vislumbra a ouvidora Natália Dalcomuni.
Também participaram da cerimônia as secretárias municipais de Educação, Rosangela Batista, e de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Willian Kempinski, entre outros servidores municipais.
Ouvidoria
A Ouvidoria Geral tem o compromisso de ser uma ponte entre o cidadão e a Administração Municipal, acolhendo manifestações, acompanhando demandas e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados.
Os canais da Ouvidoria Geral estão sempre disponíveis para atender a comunidade:
• WhatsApp: (41) 99165-6526
• Telefone: (41) 3912-5123
• E-mail: ouvidoria@pinhais.pr.gov.br
• Atendimento presencial: Rua Renato Nunes Ribas, 543, Centro – Pinhais/PR
Foto: Prefeitura de Pinhais







Comentários