Prefeitura destina Unidades de Saúde exclusivas para vacinação

07/01/2022


A mudança visa reduzir o contato entre pessoas



A partir de segunda-feira (10/1), Curitiba terá 20 Unidades de Saúde exclusivas para vacinar a população. Dez delas serão destinadas para as aplicações de doses contra a covid-19 e outras dez, para a aplicação dos demais imunizantes do calendário vacinal (abaixo, a lista dos locais). O atendimento nessas unidades será das 8h às 17 horas.


A mudança visa reduzir o contato entre pessoas com potencial de transmissão desses vírus e para que população que precisa dos serviços de Saúde não deixe de buscar atendimento pelo receio de contaminação.


Essa decisão foi tomada pela Secretaria Municipal (SMS) da Saúde de Curitiba a partir da avaliação da demanda a partir do aumento acima do esperado de pessoas com sintomas respiratórios – suspeitas de covid-19 e influenza (gripe), na cidade.


“Estamos fazendo o máximo para atender os sintomáticos e reduzir o risco de transmissão. Pedimos que cada curitibano faça o mesmo: redobre os cuidados de prevenção, use a máscara sempre. Caso sinta sintomas respiratórios, isole-se de imediato e ligue para nossa Central 3350-9000 para atendimento”, reforçou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.


Esse novo formato – com unidades exclusivas para vacinação contra covid-19, de multivacinação, além das unidades exclusivas sintomáticos respiratórios - se estenderá enquanto for necessário para a redução dos casos de gripe e covid-19 em Curitiba.


Essa nova adequação é mais uma resposta ágil da SMS para ofertar o melhor fluxo para o atendimento de toda a população, ajustando o serviço a novas demandas, mantendo a tradição do SUS Curitibano em soluções eficientes.


Com o aumento repentino da procura nos serviços de Saúde de Curitiba ainda na última semana de 2021 – entre Natal e Ano Novo, que sobrecarregou o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) - a SMS já havia, em 28 de dezembro, reforçado o canal do teleatendimento na Central 3350-9000 (diariamente, das 8h às 20h) para que o curitibano pudesse passar por avaliação de seu quadro sintomático com profissionais de Saúde, sem sair de casa.


Outra decisão foi nesta primeira semana de janeiro, quando a SMS readequou 12 Unidades de Saúde, que passaram a atender exclusivamente pessoas com sintomas respiratórios – na grande maioria, sintomas leves, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar –, também com o objetivo de ofertar o melhor fluxo de atendimento. Essas 12 unidades irão atender neste sábado (8/1), das 8h às 17h.


Demais serviços

Quem precisar de outros serviços nas Unidades de Saúde deve procurar, preferencialmente, aquelas que não estão redirecionadas temporariamente para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios.


Essas unidades seguem prestando serviços como atendimento com a enfermagem, consulta médica, odontológica, vacinas e dispensação de medicamentos. Em caso de necessidade, o usuário deve procurar a unidade mais próxima dentro do Distrito Sanitário do seu bairro.

Últimas Notícias