top of page

Prefeitura de Curitiba finaliza recuperação de todas as passarelas e pontes sobre o Rio Belém

14/03/2024



Equipe coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está finalizando serviços de manutenção na passarela metálica sobre o Rio Belém, entre as ruas Canal Leste Rio Belém e Ariane Maria França de Souza, na divisa dos bairros Boqueirão e Uberaba.


A estrutura é a última de um total de 11 passagens recuperadas sobre o Belém, rio que nasce e desagua na cidade, percorrendo 37 bairros.


Já passaram por manutenção as sete pontes de concreto e outras três passarelas metálica localizadas nos bairros Hauer e Boqueirão que ficam sobre o mesmo rio. A partir o término dessa unidade as equipes de trabalho vão se concentrar nos serviços e manutenções e em pontes e passarelas do Rio Barigui.


Nas passarelas metálicas os serviços foram de lavagem, lixamento, pintura, instalação de gradil de proteção lateral, reforço estrutural, troca de trabalho e ou reposição de peças danificadas, instalação de corrimão padrão e pintura de rampas de acesso. Já nas pontes de concreto foram executados s serviços de pintura dos guarda corpos em concreto.


As estruturas servem como acesso às escolas, Centros Municiais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades de Saúde e demais equipamento públicos, além de fazem ligação entre os bairros Boqueirão e Uberaba.

“Esse cuidado na passarela é importante de mais pra toda a comunidade que usa demais a passagem que une os bairros. As mães usam demais pra chegar na escola, no postinho e na creche”, contou Fábio Maciel, que é autônomo e morador da Rua Canal Belém.


Para o porteiro Gilson Carvalho o serviço que está sendo concluído é uma ação de zelo da prefeitura no bairro. “´um jeito bom de cuidar a gente. Ter a passarela é bom, manter ela sempre em boas condições é melhor ainda”, diz Gilson.


Rio Belém


O Rio Belém corta a cidade de um extremo ao outro, tem sua nascente no bairro Cachoeira, e após percorrer 21,46 km de extensão, passando por 37 bairros, desagua no Rio Iguaçu, no bairro Alto Boqueirão.


A presença de vários rios e córregos em Curitiba demanda a Prefeitura de Curitiba a manutenção regular em pontes e passarelas para garantir sua integridade.


Rio Barigui


Com a conclusão das manutenções nas passagens sobre o Rio Belém a equipes coordenadas pela Smop vão reforçar os trabalhos já em andamento em pontes e passarelas sobre o Rio Barigui. Nove pontes e concreto e passarelas já receberam melhorias e outras 4 estruturas têm os serviços programado para as próximas semanas.


Com 54 km de extensão, o Rio Barigui nasce na serra da Betera entre Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul e corta Curitiba por 45 km até desaguar no Rio Iguaçu, pela margem direita, no bairro Caximba, na divisa da capital com Araucária.


Foto: Pedro Ribas/SMCS


Comments


Últimas Notícias

bottom of page