19/03/2024
Com a posse de 1,5 mil professores rede municipal está pronta para atender estudantes
Para que as unidades educacionais de Curitiba tenham seu quadro completo, a Prefeitura concentra esforços na nomeação e posse de professores, sejam profissionais do magistério – Docência I e II, sejam os de Educação Infantil, como os que tomam posse nesta segunda-feira (18/3), na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no São Francisco.
Desde o início do ano, mais de 1,5 mil novos professores aprovados em concurso público foram nomeados. Só para esta segunda-feira (18/3) foram convocados 60 professores de Educação Infantil. Outros 350 são esperados na quarta-feira (20/3), no Salão de Atos do Parque Barigui, para a etapa de entrega de documentos, que antecede a nomeação.
A professora Eunice Maria Greim Dallolmo, de 49 anos, foi uma das que tomaram posse. Ex-servidora de carreira da Prefeitura de Curitiba, Eunice foi auxiliar de serviços escolares por dez anos até 2016, antes de mudar-se da cidade. Em fevereiro, ela encerrou seu contrato como professora pelo PSS. E nesta terça-feira (19/3), reinicia sua carreira como estatutária da Prefeitura no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eucaliptos, no Alto Boqueirão, mesma unidade que uma de suas filhas frequentou quando era pequena.
“É gratificante e emocionante voltar para a Prefeitura de Curitiba. Tem muito aprendizado aqui. E nós, da Educação Infantil, não somos apenas professoras preparadas, nós precisamos ter o dom. Eu me coloco no lugar dos pais de cada criança”, disse ela.
Assim como Eunice, Camila Benke, 28 anos, cumpriu dois anos de PSS na Prefeitura de Curitiba, antes de assumir a carreira como estatutária. “O término do contrato se encaixou muito próximo da convocação do concurso”, comentou. Ela vai continuar na unidade onde trabalhava, o CMEI Vila Vitória, no Sítio Cercado.
Já Anneliege Pinheiro, de 30 anos, escolheu o CMEI Corina Ferreira Ferraz, no Uberaba. Ela planeja dar continuidade aos estudos, depois que terminar a graduação em Pedagogia. “Quero fazer mestrado e doutorado e seguir na carreira acadêmica”, afirmou ela, ao apontar como vantagens do serviço público a estabilidade e a tranquilidade.
Além das regionais Boqueirão, Bairro Novo e Cajuru, os aprovados no concurso puderam escolher entre as vagas disponíveis também nas regionais CIC, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara. As unidades são definidas pela Secretaria da Educação de acordo com a necessidade da pasta.
Comments