Prefeitura, Copel e empresas debatem organização dos fios
- JORNALE
- 1 de set. de 2021
- 1 min de leitura
31/08/2021
Objetivo é organizar a distribuição dos cabos pelos postes da cidade

Técnicos da Prefeitura, da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e representantes de operadoras de telecomunicações alinharam, nesta terça-feira (31/8), em reunião no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a estratégia para a organização de fios e cabos aéreos nos postes da cidade.
No plano de ação a prioridade é a retirada do cabeamento ocioso e a eliminação da fiação solta nos postes da cidade. Também farão parte do trabalho o planejamento da transferência da rede aérea para dutos subterrâneos, onde já há infraestrutura implantada na área central e, futuramente, nas vias que passarão a contar com dutos para a rede lógica, previstas nos projetos Caminhar Melhor e Rosto da Cidade, de requalificação de calçadas e do espaço urbano.
“O objetivo é reorganizar de forma estratégica o cabeamento aéreo que cobre a maior parte da cidade. E também utilizar a infraestrutura subterrânea existente na região central, bem como transferir o cabeamento para a rede subterrânea nos novos eixos”, observou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
Comments