top of page

Prefeitura abre nova sede do Centro de Referência Afro em imóvel histórico; veja como ficou

  • 18 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

18/11/2025



Nesta quarta-feira (19/11), véspera do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Prefeitura de Curitiba inaugura a nova sede do Centro de Referência Afro (Creafro) Enedina Alves Marques, na Rua Paula Gomes, 325, no bairro São Francisco. A cerimônia está marcada para as 19h.


O Creafro oferta atendimento psicológico e jurídico gratuito para cidadãos pretos e pardos, oferecendo acolhimento e orientação a vítimas de discriminação racial. O Centro também promove atividades comunitárias, incluindo grupos de discussão, palestras, capacitações e eventos temáticos sobre a cultura e identidade negra.


“O Creafro, além de ser um espaço de acolhimento humanizado para vítimas de racismo, xenofobia e intolerância religiosa, também é espaço de encontro cultural e fortalecimento da identidade afro-curitibana”, destaca a secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira. A secretaria é responsável pelo espaço.


Ponto histórico


O casarão que abriga a nova sede foi construído na primeira metade do século 20 e restaurado e ampliado pela Prefeitura de Curitiba como parte das iniciativas do projeto Curitiba de Volta ao Centro, de revitalização da área central.


Tombado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP), o imóvel foi residência familiar até os anos 1980 e, entre 1994 e 2012, sediou o Centro Cultural Luso-Brasileiro. Em 2015, o edifício foi danificado por um incêndio.


As obras de restauro começaram em novembro de 2023 e incluíram a adequação do espaço para atender às necessidades do Creafro, que até então funcionava no 2º andar do edifício localizado na Rua Barão do Rio Branco, 45, no Centro.


A entrega do novo espaço marca um avanço na Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial no município, proporcionando melhores condições de acolhimento e estrutura adequada para ampliar o alcance das atividades do Centro de Referência Afro.


Aulas inaugurais


Na quinta-feira (20/11), o primeiro dia oficial de funcionamento do novo Creafro será movimentado com uma programação especial. Serão três encontros valorizando a cultura e a ancestralidade negra, totalmente gratuitos e abertos ao público.


Às 14h, os participantes poderão participar de uma aula de expressão corporal com o dançarino Kennedy Pierri. E às 15h, a música toma conta do espaço com uma aula de percussão pelo músico, percussionista, compositor, coreógrafo e arte-educador Diorlei Santos.


As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo Guia Curitiba CLIQUE AQUI


O dia encerra com um show do grupo de samba de terreiro Os Encantados, às 16h.


Serviço


Inauguração da nova sede do CreafroData: 19/11, às 19hLocal: Rua Paula Gomes, 325, São Francisco


Aulas inauguraisData: 20/1114h - Expressão Corporal com Kennedy Pierri15h - Percussão com Diorlei Santos16h - Apresentação do grupo Os Encantados

 

 

Foto: Divulgação


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page