top of page

Prévia da inflação oficial de janeiro perde força e fica em 0,20%

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 27 de jan.
  • 1 min de leitura

27/01/2026


Conta de luz e passagem aérea ajudaram a segurar o IPCA-15


A conta de luz mais barata foi um dos fatores que ajudaram a prévia da inflação oficial de janeiro perder força e fechar em 0,20%. Em dezembro, o índice havia ficado em 0,25%. 

 

Com o resultado do primeiro mês de 2026, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) acumula 4,5% em 12 meses, limite máximo da meta de inflação do governo. Em dezembro, o acumulado era 4,41%.

 

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, dois apresentaram recuo na média de preços na passagem de dezembro para janeiro:

 

Habitação: -0,26%

Transportes: -0,13%

Educação: 0,05%

Vestuário: 0,28%

Despesas pessoais: 0,28%

Alimentação e bebidas: 0,31%

Artigos de residência: 0,43%

Comunicação: 0,73%

Saúde e cuidados pessoais: 0,81%

Dentro do grupo habitação, a conta de luz recuou 2,91%, sendo o preço que mais puxou a média da inflação do mês para baixo – impacto de -1,2 ponto percentual (p.p.). 

 

A explicação está na mudança da bandeira tarifária, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que passou de amarela para verde. 

 

Em dezembro estava em vigor a bandeira amarela, com a cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatt-hora (Kwh) consumidos. Já em janeiro, a verde não tem custo adicional para os consumidores. 


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page