top of page

Polo Gastronômico e Cervejeiro do Boqueirão será votado pelos vereadores de Curitiba

  • admjornale
  • 7 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

07/11/2022


Local pretende fomentar o comércio e os eventos na região



A criação do Polo Gastronômico e Cervejeiro do Boqueirão estará novamente em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão desta terça-feira (8). A ideia é abranger um raio de dois quilômetros a partir da rua Carlos de Laet.


O projeto de lei inicialmente seria votado em abril, mas foi adiado pelo autor, Dalton Borba (PDT), para buscar o entendimento com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).


A proposta retornou à ordem do dia em 24 de outubro, com um substitutivo, mas teve a votação prorrogada, mais uma vez. “Existe um desencontro de informações que nós pretendemos esclarecer com o Ippuc sobre tamanho do raio desse polo gastronômico”, explicou Borba.


O autor do projeto lembra que a criação dos polos gastronômicos é uma “ferramenta do Plano Diretor [lei municipal 14.771/2015], de incentivo ao comércio dos bairros”. De acordo com o artigo 121 da norma, “caberá ao órgão municipal de planejamento urbano desenvolver projetos de qualificação urbana e paisagismo com o intuito de potencializar essas regiões”, com a possibilidade de divisão de custos com a iniciativa privada.


Borba também argumenta que a região é sede de diversas cervejarias tradicionais da cidade, como a Bodebrown e a Xamã. A ideia, com o polo gastronômico, é incentivar o livre trânsito de veículos e transeuntes; a segurança; a harmonia estética; a sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes; a repressão ao comércio ambulante irregular; a realização de apresentações culturais, festivais, encontros gastronômicos e outros eventos; e a melhoria da iluminação pública e das calçadas.


O substitutivo recebeu uma subemenda assinada pela bancada do PT, formada pelos vereadores Carol Dartora, Professora Josete e Renato Freitas. A ideia é suprimir o inciso V do artigo 2º, que prevê a “repressão ao comércio ambulante irregular” como um dos objetivos do novo polo gastronômico.


Foto: Rodrigo Fonseca/CMC



Comments


Últimas Notícias

bottom of page