top of page

Polícia faz operação contra baloeiros em Curitiba e RMC

17/09/2023


Copel registrou 28 problemas provocados por balões



A Polícia Militar do Paraná prendeu neste domingo (17) um trio suspeito de soltar balões de ar quente na Grande Curitiba. Eles foram flagrados em Araucária com alguns balões recém resgatados depois de percorrerem os céus da região. No final desta manhã alguns balões foram flagrados sobrevoando bairros da zona norte de Curitiba. Não havia informações se esse grupo preso teria ligação com os balões vistos sobre a Capital mais cedo.

Soltar balões é crime, com pena prevista de um a três anos de prisão e ainda pagamento de multa. A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões. A manipulação é considerada crime ambiental. A prática pode causar danos irreparáveis a famílias e ao meio ambiente.

Também provocam prejuízos à rede elétrica. Só a Copel registrou até agosto deste ano 28 casos no Paraná. O levantamento da Copel aponta que até agosto foram registradas 28 ocorrências envolvendo balões em contato com a rede elétrica, em 2023. Destas, 15 aconteceram na Capital, e outras nove na RMC.

Frequentemente, o contato desses objetos com a fiação causa curto-circuito e o consequente desligamento dos domicílios no entorno, até que uma equipe retire do material e o reparo das avarias.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page