top of page

Plantio de jacarandás embeleza rua de Curitiba e garante futuro arborizado em tons de verde e roxo

  • 10 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

10/07/2025



Daqui a alguns anos, a Rua João Bettega, principal ligação entre os bairros Portão e CIC, ficará mais fresquinha, com ar puro e uma bela florada em tons roxos nos meses de dezembro. Nesta quinta-feira (10/7), as equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, fizeram o plantio de 80 jacarandás no canteiro central da João Bettega, na altura da esquina com a Avenida das Indústrias, no bairro Portão.


De acordo com o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, a João Bettega terá um total 800 novas árvores. Em setembro de 2024, a Prefeitura já havia plantado 550 mudas das espécies extremosa e ipê-amarelo, nas laterais da rua e nos canteiros das calçadas. Agora, o canteiro central ganhará 250 jacarandás, incluindo os primeiros 80 desta quinta-feira.


Segundo Roloff, essas são as primeiras espécies de jacarandás produzidas no Horto Municipal do Guabirotuba com a técnica de sustentação vertical em espaldeiras, também conhecida como varal.


Antes de ir para o plantio na João Bettega, elas ficaram 3 anos se desenvolvendo no Horto Municipal do Guabirotuba. Já chegaram com o padrão ideal para o plantio em vias urbanas, com 1,80 metro de altura.


“Para o canteiro central da João Bettega nós escolhemos o jacarandá por ser uma espécie de grande porte. Aqui tem espaço, são três metros de largura do canteiro e as árvores terão um desenvolvimento muito bom, fazendo uma cobertura vegetal importante”, explicou Roloff.


“E o principal, as árvores vão permitir a diminuição considerável da temperatura dessa via e trazer um embelezamento paisagístico novo para essa região”, definiu o diretor de Arborização e Produção Vegetal.


Para o plantio dos jacarandás, as equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal abriram anteriormente 250 berços. O plantio total deve ser finalizado até o mês de agosto.


Nesta quinta-feira, o trabalho também foi acompanhado pela engenheira florestal Bruna Casanova e pela engenheira agrônoma Luana Voloxen.


Meio Milhão de Árvores


Os novos jacarandás fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil árvores nos próximos quatro anos na cidade. Desde o início de janeiro deste ano já foram plantadas mais de 93 mil novas árvores em Curitiba.


Capital mais arborizada


O Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgado no dia 17 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Curitiba como a quarta capital mais arborizada do Brasil, atrás apenas de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO).


A média nacional de ruas que possuem pelo menos uma árvore é de 66%. Em Curitiba, esse índice é de 85,2%.


Benefícios das árvores nas cidades


  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.

  • Ajudam a controlar a temperatura urbana.

  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.

  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.

  • Causam bem-estar psicológico e físico.

  • Servem de abrigo e de alimentação para a Fauna Silvestre urbana.


Foto: José Fernando Ogura/SECOM

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page