29/03/2024
30% da energia consumida pelos prédios públicos da cidade vem da Pirâmide Solar
Nos últimos 12 meses, o sol que iluminou a Caximba, onde há 21 anos funcionou o antigo aterro sanitário, transformou a radiação solar em energia fotovoltaica.
Nesta sexta-feira, dia 29 de março, a Pirâmide Solar completa um ano de história. Inaugurada em 2023, no mesmo dia em que Curitiba completou 330 anos, a Pirâmide Solar já gerou 4.598.094 Kwh (kilowatts/hora), energia suficiente para abastecer 20 mil residências por um mês (residências com família de quatro pessoas).
Isso representou uma economia de R$ 2,34 milhões para os cofres do município (R$ 2.344.264).
Toda a energia gerada foi distribuída para 269 prédios públicos da Prefeitura de Curitiba, como Armazéns da Família, os cinco Restaurantes Populares, Sacolões da Família, Ruas da Cidadania e módulos da Guarda Municipal.
Sozinha, a Pirâmide Solar já é responsável por abastecer 30% da energia consumida pelos prédios públicos da Prefeitura. A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos da Pirâmide Solar é injetada na rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e o valor é abatido da conta de energia do município.
Comentarios