Pinhais intensifica monitoramento e combate ao Aedes aegypti com tecnologia e vigilância constante
- admjornale
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
04/06/2025

A Prefeitura de Pinhais tem intensificado ações de monitoramento e combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo principal é a detecção precoce do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da coleta de ovos em armadilhas chamadas de ovitrampas.
“O monitoramento, realizado por meio de 150 armadilhas distribuídas por todos os bairros do município, visa principalmente subsidiar ações de controle e prevenção da dengue. Duas instalações mensais são realizadas, e após o recolhimento, os ovos são identificados e contados em laboratório para determinar os índices de positividade”, explica o biólogo da Secretaria de Saúde, Fabio Teruo Mise, da Seção de Unidade de Vigilância de Zoonoses.
Além disso, o monitoramento é um requisito para o recebimento de novas tecnologias de combate à dengue, como o método de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI). Em Pinhais, já foram realizadas 44 aplicações desse método. “Os maiores índices de positividade foram registrados em fevereiro, mas desde então, observou-se uma tendência de queda, com os menores valores identificados em maio. Nas regiões onde as armadilhas apresentam positividade, agentes de endemias intensificam as vistorias para remoção de criadouros e conscientização da população sobre medidas preventivas”, destaca o biólogo.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 44,5% no número de focos de Aedes aegypti. “Apesar da redução, recomenda-se que a população continue adotando medidas preventivas. A manutenção desses cuidados é essencial para evitar a proliferação do mosquito e possíveis surtos de doenças transmitidas por ele. Reforçamos a importância da colaboração de todos para manter o município livre do Aedes aegypti e das doenças que ele transmite”, salienta.
Serviço
Em caso de dúvidas ou denúncias, sobre possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, envie mensagem via WhatsApp para (41) 98500-3326. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Foto: Divulgação
Comentarios