Pinhais 30 Anos | Igreja Católica celebra Missa em Ação de Graças durante aniversário da cidade

27/02/2022


Celebração religiosa será realizada no domingo, dia 6 de março, na paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança



Será celebrada no domingo, dia 6 de março, a Missa em Ação de Graças na paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, localizada na Av. Camilo de Lellis, centro de Pinhais.


A celebração faz parte da programação de aniversário do município e terá representantes das cinco paróquias da cidade.


O padre César Adriane Vagetti, da paróquia N. Sra. da Saúde (Jd. Claudia), irá celebrar a missa, com início às 19 horas. Para a segurança de todos, os cuidados de prevenção à covid-19 serão mantidos, como a utilização de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social indicado.


A Missa em Ação de Graças terá concelebração de padres e diáconos das cinco paróquias de Pinhais -- Nossa Senhora Aparecida (Weissópolis), Nossa Senhora da Boa Esperança (Centro), Nossa Senhora da Luz (Emiliano Perneta), Nossa Senhora da Saúde (J. Claudia) e São José Operário (Maria Antonieta). Cantos, acolhida, leituras e preces serão realizados em conjunto, pelos representantes de cada paróquia. Entre os temas, estão as vítimas da covid-19 em Pinhais e no mundo, os profissionais da saúde e os profissionais da educação e o Jubileu de Ouro da Paróquia São José Operário. Assuntos relacionados à temática da Campanha da Fraternidade 2022: “Fala com sabedoria, ensina com amor” [CF﹒Pr 31,26].


Pe. César relembra que a Igreja em Pinhais procura estar presente entre as famílias, levando uma palavra de esperança e consolo. “São momentos muito difíceis de isolamento e de distanciamento social, e vimos a Igreja se esvaziar. As pessoas foram tomadas pelo medo. Diante disso, não podíamos ficar de braços cruzados, atendemos os doentes com os sacramentos, fomos aos hospitais, nos aproximamos dos familiares nas celebrações das exéquias, sempre tomando os devidos cuidados para evitar a contaminação e propagação do vírus. Tivemos que nos adaptar, usar da tecnologia para chegar até as pessoas através de missas on-line. Além do auxílio espiritual, as paróquias em Pinhais têm ajudado muitas famílias com a doação de cestas básicas”, conta.

Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, não haverá a Gincana Católica de Pinhais (GICAPI) neste ano. Além das brincadeiras, a juventude realizava, em anos anteriores à pandemia, ações sociais, como visitas a asilos e evangelização em ruas e praças. Sempre encerrando as atividades na Santa Missa. Hoje, com a possibilidade do retorno gradual dos eventos presenciais, o padre conclama os fiéis à celebração: “Desejo que todos, neste momento precioso da nossa cidade, possam se unir em oração pela paz e o bom desenvolvimento econômico, social e espiritual do nosso município”. Pe. César lembra que é indispensável o uso de máscaras e álcool em gel nas celebrações, assim como os cuidados de distanciamento. “Não podemos baixar a guarda, e quando tomamos o cuidado necessário para a prevenção, o fazemos por amor a nós mesmos e ao próximo”, adverte.

Serviço

Missa em Ação de Graças - Pinhais 30 Anos

Data: 6 de março

Local: Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança -- Av. Camilo di Lellis, 970, centro

Horário: 19h


Foto: Roberto Dziura Jr./PMP


Últimas Notícias