08/03/2025
Prefeito realizou evento na Praça Oswaldo Cruz

A população lotou a Praça Oswaldo Cruz, no Centro, para comemorar, neste sábado (8/3), o Dia Internacional da Mulher. Além das atividades de esporte e lazer espalhadas pelo amplo espaço, o ginásio do Centro de Esportes e Lazer (CEL) Dirceu Graeser foi o palco do lançamento do programa Curitiba Mais Mulher, que vai integrar e ampliar as diversas ações da Prefeitura de Curitiba voltadas ao público feminino. A iniciativa pretende garantir direitos, promover a igualdade de oportunidades e reforçar o combate à violência contra a mulher.
Um dos primeiros atos de governo dentro do Curitiba Mais Mulher foi a assinatura do decreto que institui o Programa Servidora Segura, que estabelece as medidas administrativas de proteção às servidoras e empregadas públicas vítimas de violência doméstica e familiar que possuam medida protetiva de urgência. O decreto representa importante avanço na valorização da mulher na Prefeitura de Curitiba.
As servidoras terão a possibilidade de trabalhar de forma remota, terão concessão prioritária de licença para tratar de interesses particulares e prioridade no remanejamento interno e na concessão de licença-prêmio às que têm direito ao benefício.
O prefeito Eduardo Pimentel parabenizou as mulheres presentes no ginásio e no palco do evento e destacou a presença feminina na Prefeitura de Curitiba.
O prefeito falou da importância do programa Curitiba Mais Mulher para que a Prefeitura tenha ainda mais ações voltadas às mulheres de Curitiba. Evidenciou a Patrulha Maria da Penha e anunciou que vai aumentar o número de botões de pânico, dispositivo de segurança concedido a mulheres vítimas de violência para que possam acionar as forças de segurança em situação de emergência. Em Curitiba, o instrumento é ligado ao Centro de Controle Operacional da Muralha Digital.
Comments