24/07/2023
O ex-procurador é acusado de negociar valores da Petrobras

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou hoje que determinou que a Polícia Federal investigue acordo negociado entre os ex-procuradores da Lava Jato e as autoridades americanas. A denúncia foi publicada na semana passada pelo Uol.
“Encaminhei hoje à Polícia Federal o caso dos acordos feitos por procuradores com outros países, sem o procedimento legal. O objetivo é a investigação sobre a origem e o destino de bilhões de reais e os motivos que levaram a tais acordos com autoridades estrangeiras”, escreveu o ministro nas redes sociais.
De acordo com a texto do Uol, a negociação não passou pela Controladoria-Geral da União (CGU), que seria legalmente o órgão competente para tratar do caso.
As conversas entre procuradores suíços e brasileiros aconteceram por mais de três anos pelo aplicativo Telegram e não eram registradas oficialmente. Elas aconteciam por causa do papel das autoridades de Berna na busca, confisco e detalhamento das contas usadas como destino das propinas investigadas na Operação Lava Jato. Mas, para ambos, foi considerado estratégico envolver a Justiça americana, que estava também investigando o caso.
Comments