Petisco funcional para cachorros: você conhece?

30/09/2021


Opção totalmente saudável é uma das formas de recompensar cães e ainda cuidar da saúde dos animais



Entre os segmentos do setor pet que mais cresceram no último ano, está o da alimentação, que representou 50% das vendas, segundo o Instituto Pet Brasil. Isso quer dizer que tutores de animais estão cada vez mais atentos àquilo que seus cachorros estão comendo. Mas, será? Quando falamos de petiscos, ainda prevalecem aqueles que encontramos facilmente nas prateleiras do supermercado e que muitas vezes não oferecem nenhum valor nutricional, agrando ao paladar dos cães, mas que nem sempre são benéficos à saúde dos bichinhos.

“Esses petiscos, que normalmente são oferecidos como recompensas, tendem apenas a colaborar com o ganho de peso quando são oferecidos de forma indiscriminada”, alerta Marina Tiba, veterinária da Organnact – empresa líder na pesquisa e no desenvolvimento de suplementação animal. Mas é possível recompensar o cachorro sem ter que se preocupar em ler rótulos, saber valores nutricionais e principalmente se preocupar com a saúde do cachorro?

É aí que entram os petiscos funcionais, que oferecem ingredientes como vitaminas, aminoácidos, probióticos, entre outros, que produzem efeitos benéficos à saúde, além de funções nutricionais básicas. “Os petiscos funcionais são pensados para atender cada animal de forma personalizada de acordo com sua fase da vida ou condição. Por exemplo, temos aqueles específicos para filhotes com o intuito de agregar vitaminas próprias para o desenvolvimento saudável desse cãozinho. Também temos aqueles para cães que vivem em ambientes internos como apartamentos, esses, são ricos em probióticos que ajudam a melhorar a conversão alimentar, aumentando a absorção dos nutrientes da dieta fornecida e consequentemente reduzindo o volume e o odor das fezes”, conta Marina.

A grande diferença é que, enquanto os petiscos comuns devem ter um fornecimento limitado a situações pontuais, os funcionais são indicados para consumo diário, podendo assim unir o útil ao agradável tanto para cães, quanto para tutores. “Hoje, na Organnact, por exemplo, temos petiscos funcionais para embelezamento da pelagem e saúde da pele, para animais agitados e ansiosos, animais que tendem a engordar, animais com mau hálito ou problemas odontológicos, entre outros. Há bastante variedade. O principal objetivo é realmente atender o animal de forma personalizada e balanceada”, diz a veterinária.

Alimentação balanceada e saudável

A preocupação de tutores em manter uma alimentação balanceada e saudável vem fazendo com que o mercado pet food cada vez mais oferte opções de dietas diferenciadas para além das rações secas. Petiscos funcionais, comida fresca, cardápio personalizado, tudo isso é tendência de mercado e passam a fazer parte do dia a dia das famílias com animais de estimação. Com 30 anos de atuação no mercado de suplementação animal, a Organnact é uma empresa que passa a investir nessa tendência.

“O cuidado com a saúde animal está no nosso DNA. Hoje, temos uma equipe de veterinários que desenvolvem inúmeras pesquisas no sentido de obter produtos ricos em vitaminas, probióticos e prebióticos. E entre eles estão os petiscos funcionais e outros produtos que em breve serão lançados”, explica Marina.

Com isso, a empresa acaba de lançar uma nova divisão de negócios, a Organnact Kitchen, que oferecerá produtos voltados à alimentação dos pets. “Estamos abrindo as portas nessa área com a Linha Dog Sticks, uma linha completa de petiscos funcionais desenvolvida por médicos veterinários. Cada produto possui uma formula minuciosamente pensada por um time de veterinários que juntou a funcionalidade de ingredientes funcionais com o prazer de se recompensar o pet através de um petisco saboroso e ainda de quebra saudável”, finaliza a veterinária.

Sobre a Organnact

A Organnact é uma empresa que oferece soluções para a saúde animal. Com 30 anos de história, a marca acumula hoje 34 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil comercializando suplementos para cães, gatos, cavalos e outros animais. A empresa, fundada pelo médico veterinário Dr. Antônio Roberto Bacila em 1991, já viu todo seu estoque e fábrica serem devastados por um incêndio em 2004, e ainda assim, conseguiu alcançar projeção nacional oferecendo inovação e prevenção para animais de pequeno e grande porte em geral. Com sede em Curitiba, hoje possui uma sólida rede de distribuidores com 550 consultores de negócios e um time com mais de 110 veterinários e zootecnistas atuando em campo. Internamente, conta com aproximadamente 300 colaboradores e um portfólio com mais de 160 produtos, desenvolvidos em laboratório próprio. Mesmo sem possuir um e-commerce, a empresa vê sua participação crescer 5 vezes mais do que a previsão do segmento. A Organnact vem buscando um reconhecimento de mercado e, em 2021, foi uma das participantes do BBB, além de apostar na apresentadora Angélica e sua Goldendoodle Gringa como embaixadoras da divisão pet e no cantor Mano Walter na divisão de equinos.


Últimas Notícias