top of page

Pela primeira vez, Facamp oferece vestibular de meio de ano

16/04/2021


Inscrições começam hoje e se estendem até junho; instituição reservou vagas para candidatos que queiram usar a nota do Enem


A Facamp (Faculdades de Campinas) abre hoje, pela primeira vez, as inscrições para o vestibular de meio de ano. A decisão de oferecer um segundo certame em 2021 foi motivada por um novo contexto criado pela pandemia de covid-19. Por causa das incertezas geradas pela crise sanitária que afeta o país, muitos estudantes decidiram não ingressar no ensino superior no começo do ano, para fazê-lo neste momento. Estão sendo oferecidas 40 vagas em cada um de sete cursos, sendo que dez delas estão reservadas aos candidatos que querem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Tanto as inscrições quanto as provas serão realizadas de forma remota. Os candidatos ao vestibular terão até o dia 14 de junho para fazer as inscrições. Para os que usarão a nota do Enem, o prazo é 20 de junho. O exame ocorrerá no dia 16 de junho, entre 9h e 12h. Ele será composto por provas de redação, lógica elementar e conhecimentos gerais. O resultado desta primeira fase será divulgado no dia 21 de junho.

Os aprovados participarão da segunda fase, que consiste na realização de uma entrevista com a coordenação de cada curso, no período de 23 a 28 de junho. O resultado final será divulgado em 30 de junho e as matrículas ocorrerão entre 5 e 7 de julho. O início das aulas será em 9 de agosto. O diretor acadêmico da Facamp, professor Rodrigo Sabbatini, explica que a decisão de lançar um vestibular de meio de ano foi baseada em pesquisa realizada pelo setor da educação. O trabalho apontou que 89% dos estudantes que não pretendiam trabalhar durante a graduação optaram por não ingressar na faculdade no primeiro semestre por causa das incertezas geradas pela pandemia.

"Ou seja, os alunos que pretendem cursar uma faculdade em tempo integral postergaram o ingresso no ensino superior. Certamente, esses alunos cogitarão processos de seleção no meio de ano. Isso nos levou a lançar um segundo processo seletivo em 2021, para que esses estudantes tenham a oportunidade de estudar na Facamp, que é reconhecidamente uma escola de negócios que oferece ensino de excelência em tempo integral", afirma Sabbatini. Segundo ele, o modelo de prova adotado para este segundo vestibular do ano tem por objetivo avaliar com maior precisão os conhecimentos, competências e habilidades do candidato.

Para viabilizar o certame, prossegue o diretor acadêmico, a Facamp adquiriu uma plataforma para a aplicação da prova que é antifraude, pois permite total controle sobre a participação do vestibulando. "Essa ferramenta é importante não somente para garantir a lisura do processo, mas também porque oferece a oportunidade de jovens de outras regiões do país estudarem na Facamp. Isso reforça nossa vocação para atrair bons alunos do Brasil inteiro, que poderão estudar e ter acesso a empregos de qualidade no centro econômico do país, mas sem ter que conviver com os riscos inerentes a uma grande metrópole como São Paulo".

Sabbatini explica, ainda, que a faculdade definiu um eficiente mecanismo pedagógico que permitirá inserir os ingressantes de meio de ano nas turmas que estão em andamento, sem que ocorra perda de conteúdo. "Ao final do segundo semestre, todos estarão no mesmo ritmo e no mesmo nível de aprendizado", assegura o diretor acadêmico.

Os cursos que oferecerão vagas para o vestibular de meio de ano são os seguintes: Administração (30 vagas para o vestibular e 10 para o Enem), Ciências Econômicas (30 e 10), Direito (30 e 10), Publicidade e Propaganda (30 e 10), Relações Internacionais (30 e 10), Engenharia de Produção (30 e 10) e Engenharia de Computação (30 e 10).

As inscrições devem ser feitas através deste link: http://www.facamp.com.br/vestibular/.

A taxa é de R$ 70, tanto para a modalidade vestibular quanto Enem. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário.

Sobre a Facamp

A Facamp, faculdade privada fundada há 20 anos por professores egressos da Unicamp, oferece os cursos de graduação em Administração, Direito, Economia, Propaganda e Marketing, Relações Internacionais, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Os cursos são ministrados em tempo integral, com reforço de línguas estrangeiras e português, além de artes e cultura. Também oferece formação internacional, por meio de convênios firmados com universidades de diversos países, em programas especiais de bidiplomação.

Atendimento à imprensa

Manuel Alves Filho manuel.filho@howcomunicacao.com.br (19) 99603.3628

Últimas Notícias

bottom of page