Parceria quer modernizar ações de regionalização do turismo

21/01/2021


Mudanças devem dar maior eficácia e agilidade às medidas elaboradas pela Pasta em prol do desenvolvimento turístico



As ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo, promovidas pelo Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo, serão atualizadas em 2021. Por meio de um acordo celebrado entre a Pasta e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa contará com novas medidas que terão o objetivo de fortalecer a atuação da rede de interlocutores do PRT no Brasil. A expectativa é de que as mudanças deem mais eficácia e um novo alinhamento com foco no ordenamento territorial direcionado à atividade turística dos municípios e de suas respectivas regiões turísticas.


Para o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Lucas Fiuza, além da eficácia, a ideia é que as novas ações promovam uma maior agilidade no desenvolvimento de medidas que irão ajudar o turismo brasileiro neste momento de pandemia. “Nossa intenção é promover o avanço e a transformação efetiva da regionalização numa política pública de sucesso, com foco na disseminação do conhecimento, em iniciativas produtivas e descentralização efetiva da gestão do turismo e de dinamicidade do setor”, disse.


Atualmente, a rede do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) conta com mais de 3 mil interlocutores em todo o país. São representantes de órgãos e colegiados de turismo municipais, regionais e estaduais, além de representantes da iniciativa privada, das instituições de ensino e do terceiro setor. Juntos, eles trabalham o desenvolvimento regional, o Mapa Brasileiro do Turismo que passará por atualização neste ano e contempla os municípios que integram as regiões turísticas definidas pelos estados para fortalecer a atividade e o desenvolvimento regional.


A coordenadora-geral de Áreas Estratégicas de Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura, destacou a necessidade do aprimoramento das ações levadas aos atrativos. “É importante passarmos por atualizações, pois o nosso setor está sempre em constante mudança e precisamos preparar os nossos destinos para o novo. Contamos com a ajuda do PRT para semear as políticas do MTur de forma transversal”, declarou.


ENCONTROS – Nas últimas semanas, o Ministério do Turismo se reuniu com representantes do PRT de todas as regiões do país. O objetivo do encontro foi esclarecer aos gestores sobre a integração entre os programas da secretaria e o funcionamento do Programa e Regionalização do Turismo, devido à recente posse dos prefeitos eleitos em 2020.


PRT+INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. É uma série de encontros que busca aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nacional.


Nos encontros do PRT, os participantes conhecem oportunidades de apoio proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor e a geração de emprego e renda, com impacto cultural, social e econômico. As reuniões permitem o alinhamento de ações, a exemplo da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, além da divulgação de iniciativas de apoio aos setores público e privado, bem como o incentivo à participação do terceiro setor para o desenvolvimento do turismo dos municípios e regiões turísticas de todo o país.


Fonte: MTur

Publicidade

Últimas Notícias

6 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale