Governo do Paraná passa a defender modelo da menor tarifa nos pedágios
- admjornale
- 15 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
15/04/2021
Ministério da Infraestrutura informou que analisa propostas do setor produtivo

Após muitas críticas ao modelo de outorga, o Governo do Paraná mudou de ideia e passou a defender o modelo da menor tarifa na concessão dos pedágios no estado.
Os primeiros estudos do Ministério da Infraestrutura previam o modelo híbrido para as concessões. Desta forma, ganharia o leilão a empresa que desse o maior desconto na tarifa, limitado a 17%.
Em caso de empate, venceria a disputa quem pagasse mais dinheiro para o Governo Federal, o que é conhecido como outorga. A promessa era de tarifas até 67% mais baixas.
Os setores produtivos do estado afirmam querer um pedágio mais barato e também defendem um modelo de concessão baseado na menor tarifa. Sem limite para redução das tarifas e com uma espécie de caução, para garantir a realização das obras.
Quanto maior o desconto oferecido no preço do pedágio, maior o valor que precisa ser depositado em uma conta vinculada ao contrato.
O Governo do Paraná, então, avisou que a proposta ainda não estava fechada e que iria definir com a participação da sociedade.
Foto: Rodrigo Morosini/Agepar
Comments