Paraná tem 1.071 pessoas na fila por leitos de Covid-19
- JORNALE
- 8 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
08/03/2021
Estado está "no limite máximo" de atendimento, diz a Sesa

O Paraná tinha nesta segunda-feira 1.071 pacientes à espera de um leito de UTI ou enfermaria por causa da Covid-19. O número foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), que informou também que havia 4.446 pessoas internadas com a doença em hospitais de todo o Estado. Segundo o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinicius Filipak, há mais pessoas infectadas e precisando de internamento por causa da cepa do Coronavírus, que está mais forte.
"A proporção é a mesma, o que nós temos de característica é que o vírus é mais forte, os pacientes internam em maior quantidade, atingindo faixas etárias menores e com muito mais gravidade”, afirmou. Ele disse ainda que a abertura de novos leitos ajudou apenas de forma paliativa, e alertou que o Paraná chegou ao limite máximo. "É impossível e irresponsável dizer que teremos leitos de UTI para todos. Isso não ocorrerá. Estamos no limite máximo”, disse Filipak.
Segundo ele, a criação de leitos "é uma ação muito complexa, que demanda estrutura física e equipamentos, mas também pessoal. Já não há capacidade do sistema de saúde para fazer essa ampliação”.
Comments