Paraná lança oportunidades de capacitação e credenciamento para profissionais do turismo

10/06/2022


Esta foi a primeira reunião do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, como presidente do Cepatur



A 91ª Reunião Ordinária do Conselho Paranaense do Turismo (Cepatur) aconteceu nessa quinta-feira (9) durante a Expo Turismo, em Curitiba.


Entre as pautas estiveram o lançamento da Portaria IAT nº 194/2022, que prevê a abertura do Edital de Credenciamento para profissionais da área atuarem com o turismo de aventura e ecoturismo nas Unidades de Conservação Estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra e a apresentação dos cursos do “Turismo em Foco”, desenvolvidos em parceria pela Paraná Turismo e o Senac, voltados à capacitação de profissionais.


Esta foi a primeira reunião do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, como presidente do Cepatur. De acordo com ele, o Estado tem a importante missão de estruturar a política pública para o setor e o Conselho oferece esse auxílio. “O investidor no Paraná tem que ser tratado com muito carinho. Criar um solo fértil para ele é uma preocupação do governador e a Secretaria faz esse trabalho articulado. A nossa obrigação é cortar as amarras para deixar os empreendimentos voarem com segurança jurídica”, disse.


Ele destacou, ainda, o papel do IAT, vinculado à Sedest, no licenciamento de diversas atividades ligadas ao turismo, especialmente o náutico, como rafting, por exemplo.


A reunião contou também com a presença do secretário executivo do Ministério do Turismo, Marcos José Pereira. “Temos muito o que trabalhar no Brasil para criar mecanismos mais favoráveis para que o empresário invista neste setor. Nós estamos competindo com o mundo, não somente com os estados vizinhos, e nosso país é abençoado, com lugares maravilhosos e belezas cênicas”, disse.


Ele reforçou que a iniciativa de capacitar profissionais da área é o primeiro passo para esse ambiente mais favorável. “Para termos ofertas com mais qualidade, temos que pensar em qualificação profissional”, completou.


O Cepatur é composto por mais de 50 instituições trabalhando em conjunto para o desenvolvimento do turismo do Paraná. O diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, destacou o ambiente favorável da Expo Turismo para a realização da reunião do Cepatur. “Entendemos que essas feiras são fundamentais para mostrar o Paraná como um destino turístico”, afirmou.


Foto: Alessandro Vieira/SEDEST-PARANÁ




Últimas Notícias