22/04/2024
Roteiro turístico pretende exaltar cultura e economia presentes no bioma
O Governo do Paraná e o Airbnb lançaram nesta segunda-feira (22), no Palácio Iguaçu, a rota de turismo sustentável “Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná”. O roteiro foi apresentado pelo governador Ratinho Junior e diretores da empresa e vai contar com uma página especial dentro da plataforma do Airbnb para promover viagens que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais nas áreas do bioma, no Litoral do Paraná.
Localizada no maior remanescente da Mata Atlântica do Brasil, a rota vai passar pelos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, valorizando o empreendedorismo sustentável e destinos turísticos como o Caminho do Itupava, o Pico do Paraná, o Parque Estadual Pico do Marumbi e a Ilha de Superagui, além de empreendimentos particulares na região.
A iniciativa faz parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná, que incentiva o desenvolvimento econômico sustentável de diferentes regiões paranaenses, inclusive o Litoral. O programa trabalha com as comunidades locais para inserir valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e históricos de produção.
A parceria, destacou Ratinho Junior, demonstra o novo momento do Litoral do Paraná, além de aproveitar a vocação da região para o turismo de natureza para gerar emprego e renda. “Todo o potencial do Litoral do Paraná, em especial na região de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, que fica no coração da Mata Atlântica, vai ser divulgado em todo o planeta, porque o Airbnb é uma empresa global e a maior plataforma de hospedagem do mundo”, disse.
O projeto Rotas Airbnb, que tem agora nove roteiros no Brasil, é uma iniciativa da plataforma de hospedagem para promover destinos sustentáveis, que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais. “A inclusão do Paraná entre as rotas do Airbnb reforça o compromisso da plataforma em unir forças em prol de um turismo sustentável e ecologicamente correto, além de estimular o turismo doméstico”, explicou Aleksandra Ristovic, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.
Comentários