09/05/2024
90,3% têm dívidas, mas índice de inadimplência é baixo
O Paraná é o estado com o maior número proporcional de famílias endividadas do Brasil: 90,3%. Esse dado corresponde ao mês de abril e foi apresentado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Embora alto, o índice de endividamento não significa que os paranaenses são inadimplentes. A taxa de endividamento é medida pelo volume de prestações de empréstimos, financiamentos ou carnês a serem pagos. Diferentemente de inadimplência, medida pelo atraso dessas parcelas (13,5% dos paranaenses se encontram nessa condição).
O endividamento dos paranaenses é mais alto do que a média nacional, registrada em 78,5% na última pesquisa. A de inadimplentes, no entanto, é inferior: 28,6% das famílias brasileiras têm contas em atraso.
Em relação às condições para pagamentos, 4,2% das famílias paranaenses não têm condições para quitar ou pagar as dívidas até a data de vencimento. A média nacional é de 12,1%.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que analisou os dados da Peic, demonstra otimismo na retomada da capacidade das famílias paranaenses em reduzir o número de dívidas.
De acordo com a Federação, embora sutil, os dados apresentam progresso: em abril de 2023, o índice de endividamento no estado era de 93,8%. O de inadimplentes era de 22,2% e 7% das famílias não tinham condições de pagar as dívidas.
E, mesmo que seja o mais endividado do país, o Paraná está em penúltimo em relação ao índice de inadimplência. Ou seja, os paranaenses se mantêm consumindo, mas respeitando a data de pagamento das dívidas.
Comments