Papagaios vítimas de tempestade retornam à natureza
- JORNALE
- 9 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
09/06/2021
58 papagaios foram encaminhados para tratamentos no Paraná

Vinte e um dos 58 papagaios enviados a hospitais veterinários, parceiros do Instituto Água e Terra (IAT), estão aptos para retornar à natureza. Os animais de espécie nativa ficaram machucados após uma tempestade que ocorreu na região de Paranavaí, na madrugada do último dia 30.
Eles foram resgatados por fiscais do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) em uma área rural do município de Santa Mônica.
“Um trabalho em conjunto com a Força Verde nos permitiu um atendimento rápido e preciso nesse desastre natural que ocorreu na região. A agilidade no primeiro atendimento preserva a vida da fauna vitimada”, afirmou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.
O primeiro atendimento ocorreu na propriedade rural onde eles foram encontrados. Os animais feridos ficaram protegidos da chuva e, na medida do possível, foram aquecidos.
O subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb-FV), major João Carlos, explicou que várias equipes policiais foram designadas para dar suporte ao resgate das aves.
“A população de forma geral contribuiu bastante nesse socorro às aves, enviamos várias equipes da Polícia Ambiental junto com as do IAT, e com o levantamento feito com os moradores locais fizemos os resgates das e o encaminhando a veterinários, para locais de abrigo e tratamento adequado”, disse.
Commentaires