Palestras de Mary Del Priore marcam a programação do Dia da Mulher em Curitiba

05/03/2022


Historiadora é uma das maiores especialistas na análise histórica e sociológica da presença feminina no contexto da sociedade brasileira



Para marcar a programação do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Fundação Cultura de Curitiba trará à cidade a historiadora Mary Del Priore. Autora de mais de 50 livros, entre eles o premiado A História das Mulheres no Brasil, ela estará em Curitiba na próxima semana para proferir duas importantes palestras.


Mulheres brasileiras – 500 anos de Luta e Resistência, será a primeira palestra da historiadora. O encontro acontecerá às 19h de quinta-feira (10/3), na Sala dos Altares, no Memorial de Curitiba. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, por ordem de chegada.


Na sexta-feira (11/3), às 15h, no Salão de Atos do Parque Barigui, a historiadora discorre sobre o tema Sobreviventes e Guerreiras – A História das Mulheres na Luta contra o Patriarcado. Esta palestra é dirigida às equipes da Rede Municipal de Atenção às Mulheres de Curitiba, profissionais da Saúde, da Assistência Social, da Educação, da Casa da Mulher Brasileira e de outras áreas da Prefeitura que prestam serviços às mulheres em Curitiba.


Presença feminina


Com mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis, Mary Del Priore é uma das maiores especialistas na análise histórica e sociológica da presença feminina no contexto da sociedade brasileira. História da mulher, da família e da criança, história da sexualidade, o consumo, a vida privada e as transformações da intimidade são temas abordados em suas obras.


Mary é também colunista da Folha de S. Paulo e da rádio CBN. Consultora de consagrados diretores de cinema como Daniela Thomas, Beto Amaral, Elza Cataldo e Estevão Ciavatta, ela vem colaborando com documentários realizados para a televisão brasileira com enfoque em história.


Em 2021, foi eleita pela opinião pública a Melhor Historiadora do Brasil e Escritora de Destaque, na revista Aventuras na História. Uma Breve História do Brasil, O Mal sobre a Terra, D. Maria I e Histórias da Gente Brasileira, em quatro volumes, são algumas de suas obras mais conhecidas.


Serviço: Palestras de Mary del Priore

Dia 10/3, às 19h – Memorial de Curitiba – Mulheres brasileiras – 500 anos de luta e resistência

Dia,11/3, às 15h – Salão de Atos do Parque Barigui - Sobreviventes e guerreiras – A história das mulheres na luta contra o patriarcado. (palestra dirigida às equipes da Rede Municipal de Atenção às Mulheres)

Últimas Notícias