top of page

Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com concerto no MON

07/02/2025


A primeira grande apresentação do ano ocorre no dia 15 de fevereiro



Em 2025, a Orquestra Sinfônica do Paraná celebra quatro décadas de história com uma série de apresentações especiais ao longo do ano. A programação comemorativa inclui a "Sinfonia da Ressurreição", de Gustav Mahler, que será apresentada entre os dias 28 de maio e 1º de junho. A regência será do maestro Roberto Tibiriçá e contará com a participação da soprano Gabriela Pacce, da mezzo Ana Luiza Beneditti e coro.


A primeira grande apresentação do ano ocorre no dia 15 de fevereiro, às 16h, com o concerto "Mostly Mozart", que abre a série "OSP no Museu Niemeyer". Dedicado ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, o concerto trará, entre outras obras, o moteto "Exultate, jubilate", escrito em 1773, e a "Sinfonia nº 36" em Dó Maior, K. 425, conhecida como "Linz". Composta em apenas três dias, esta sinfonia revela a genialidade de Mozart ao criar uma obra de grande expressividade e perfeição formal.


As apresentações no Museu Oscar Niemeyer acontecerão ao longo do ano, sempre aos sábados. As próximas serão no dia 5 de abril, dia 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro.


No dia 21 de fevereiro, a Orquestra se apresenta no município de Almirante Tamandaré, trazendo a a abertura da clássica ópera do maestro Carlos Gomes, “O Guarani”, além de outros clássicos de compositores consagrados como Gioacchino Rossini, J. Strauss e Piotr Tchaikovsky. A apresentação será às 20h no Centro de Convenções Prefeito Sebastião Natal Colodel, localizado no Parque Anibal Khoury.


A tradicional Série Ouro também fará parte das comemorações, terá um concerto dedicado aos 150 anos do compositor francês Maurice Ravel. As apresentações - no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, no Teatro Guaíra - estão programadas entre os dias 10 e 12 de março e entre 20 e 23 do mesmo mês, marcando a abertura oficial da temporada 2025 da Orquestra Sinfônica do Paraná. No programa, está prevista a apresentação de “La valse”, concerto para piano em sol maior com o solista Fabio Martino e o clássico Bolero de Ravel. No segundo concerto da série Ouro, serão apresentadas as obras do compositor alemão Richard Wagner, como “Os mestres cantores”, "Prelúdio e morte de amor" e a "Sinfonia número 4" do compositor russo Piortr Iitch Tchaikovsky. As apresentações da segunda edição da Série Ouro acontecem nos dias 12 e 15 de junho.

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page