ONU lança estratégia de vacinar 40% em todos os países até fim do ano

07/10/2021


Anúncio foi feito nesta quinta-feira em entrevista coletiva virtual



A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciaram nesta quinta-feira (7) uma nova Estratégia de Vacinação Global contra a covid-19 para vacinar 40% da população em todos os países até o fim do ano.


O plano necessita de US$ 18 bilhões para assegurar uma distribuição equitativa e visa a alcançar a vacinação de 70% da população de todos os países até meados de 2022.


O anúncio foi feito hoje pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, em entrevista coletiva virtual, a partir de Genebra e Nova Iorque.


"Com a produção de vacinas agora em quase 1,5 bilhão de doses por mês, podemos alcançar 40% das pessoas em todos os países até o fim do ano - se pudermos mobilizar cerca de US$ 18 bilhões para garantir que a distribuição seja equitativa", declarou Guterres.


Para o secretário-geral da ONU, "cabe aos Estados-membros unir-se e fazer o que for necessário para que a estratégia seja bem-sucedida". António Guterres vem incentivando um plano de vacinação global, a ser implementado por uma força tarefa de emergência em conjunto com países produtores de vacinas, com a OMS, parceiros da plataforma de vacinação Covax, instituições financeiras mundiais e companhias farmacêuticas.


Ele acrescentou que os países do G20 terão uma "oportunidade", na cúpula do bloco em 30 e 31 de outubro, em Roma, de realizar a vontade declarada de vacinar todo o mundo.

Últimas Notícias