OMS diz que países estão prejudicando aquisição de vacinas

22/02/2021


Consórcio mundial tem por objetivo atender países mais pobres



O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, afirmou nesta segunda-feira (22) que o mecanismo internacional Covax enfrenta dificuldades em adquirir vacinas por causa dos contratos que países ricos estão fazendo com os fabricantes.


"Alguns países de alta renda estão firmando contratos com fabricantes de vacinas contra a Covid-19 que prejudicam os negócios que a Covax tem em vigor e reduzem o número de doses que o mecanismo pode comprar", disse Tedros, sem citar o nome de nenhuma nação.


"Mesmo se tivermos os fundos, só podemos entregar vacinas aos países mais pobres se os países de alta renda cooperarem no respeito aos acordos já feitos pela Covax e os novos acordos que estamos fazendo", pediu o dirigente.


Segundo o diretor-geral da entidade, além da competição em conseguir as doses, o Covax também precisa de pelo menos 22,9 bilhões de dólares para financiar totalmente a meta deste ano, que é "iniciar a vacinação de trabalhadores da saúde e idosos em todos os países dentro dos primeiros 100 dias de 2021", informou Tedros.


"É importante notar, no entanto, que o dinheiro não é o único desafio que enfrentamos. Se não houver vacinas para comprar, o dinheiro é irrelevante", disse o diretor-geral.


O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Tony Fauci, também participou da coletiva da OMS desta segunda e demonstrou preocupação com distribuição desigual das vacinas contra a Covid-19 no mundo.


"Precisamos fazer com que as vacinas sejam distribuídas de maneira equitativa, e não somente nos EUA", pediu Fauci.


“Não podemos levar dez anos para a vacina chegar a todos nos países mais pobres", complementou a diretora-geral assistente de medicamentos da OMS, Mariângela Simão, que também participou do evento.

Publicidade

Últimas Notícias

6 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale