28/12/2021
Capital paranaense recebeu 160 serviços de construção, reforma e reparo
Além de importantes intervenções viárias e de pavimentação, em 2021 a Secretaria Municipal de Obras Públicas coordenou a construção de equipamentos para assegurar a qualidade de vida das pessoas, como o novo Terminal Tatuquara, inaugurado em junho.
Na área social, há obras sob o viaduto Capanema, para comportar o inédito Complexo de Segurança Alimentar da região; as da Casa de Passagem da Praça Solidariedade (Plínio Tourinho), no Rebouças, para ampliar o atendimento de pessoas em situação de rua; e a nova sede do Conselho Tutelar do Pinheirinho, que ganhará espaço próprio.
São obras e serviços feitos sob a supervisão do Departamento de Edificações, também responsável por deixar a cidade bem-cuidada com serviços de manutenção de trincheiras, escadarias, corrimãos, passarelas, viadutos, rampas em vias públicas e logradores municipais.
Em 2021, foram executados 160 serviços de construção, reforma e reparos de equipamentos.
“Estruturas novas e outras bem-cuidadas por reformas e reparos dão condições ideais para o desenvolvimento humano e acolhem à população. São investimentos feitos para mudar e melhorar a vida das pessoas”, diz o prefeito Rafael Greca.
Exemplos estão por toda a cidade. “É um trabalho contínuo para preservar, trazer melhorias e ampliar as instalações públicas que prestam serviços variados à população”, diz o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Em defesa da infância
Na Rua Jaime Rodrigues da Rocha, no Pinheirinho, começaram em agosto a reforma e a ampliação do imóvel que irá abrigar o Conselho Tutelar da regional, uma nova sede cuja previsão de entrega é o primeiro semestre de 2022. O local dará melhores condições de trabalho aos conselheiros e mais qualidade de acolhimento, com privacidade e sigilo nos atendimentos prestados às famílias que vivem nos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Pinheirinho e Novo Mundo.
“Estamos muito felizes com essa administração que está assegurando espaço adequado para o atendimento que fazemos às famílias da regional. A discrição e o sigilo são elementos fundamentais na nossa rotina de trabalho e que serão preservadas a partir da estrutura que teremos”, diz Mirian Peniche, que está no primeiro mandato como conselheira tutelar.
Ruas da Cidadania
A requalificação das estruturas metálicas e serviços de recuperação de pinturas das Ruas da Cidadania também são obras iniciadas neste ano e que se estenderão até o primeiro semestre de 2022. São ações para revitalizar os espaços que concentram serviços da Prefeitura nos bairros, dispensando os moradores de terem que se deslocar até o Centro para solicitar os atendimentos.
O trabalho conjunto das secretarias do Governo Municipal e de Obras Públicas está revitalizando as estruturas metálicas das Rua das Cidadania Fazendinha/Portão, Santa Felicidade, Pinheirinho, Carmo/Boqueirão e Boa Vista. Há serviços de recuperação de pintura na unidades do Fazendinha/Portão, de Santa Felicidade, do Pinheirinho, Carmo/Boqueirão, Boa Vista, Tatuquara, Bairro Novo. No Cajuru, o investimento foi na pintura da quadra.
Zeladoria
Paralelamente à construção de novos equipamentos e grandes reformas, equipes se dedicam a intervenções de zeladoria que acontecem nos bairros e na região central para assegurar que a estrutura da cidade fique em melhores condições de uso e ofereçam acessibilidade e segurança à população.
De acordo com Soelio Antônio Vendramin, diretor do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, em 2021 as equipes executaram 153 serviços de zeladoria em equipamentos próprios do município. Também foram realizados serviços de pintura em imóveis, trincheiras, viadutos, passarelas e pontes. Boa parte das melhorias foram asseguradas a partir da demanda das comunidades.
“A população tem papel importante na conservação dos espaços públicos. Ao perceber que um equipamento do município necessita de conserto e preservação o cidadão pode fazer uma solicitação pelo 156. Manter a cidade cuidada e os espaços públicos com os serviços em dia é um investimento direto na qualidade de vida das pessoas”, diz Soélio.
São exemplos recentes destes serviços solicitados pelas comunidades e executados pela Prefeitura os reparos nas escadarias das ruas Klotm (Atuba) e Vale dos Pássaros (CIC) e na Avenida Jacob Andreatta, no Pinheirinho. Nos três casos foram feitas melhorias no piso de concreto e instalados corrimãos metálicos para assegurar a acessibilidade.
Na Avenida Presidente Affonso Camargo, no Cajuru, foram instalados 48 metros de gradil metálico, que haviam sido vandalizados, para a segurança dos ciclistas e pedestres. Com o mesmo objetivo foram repostos 62 metros de gradil metálico sobre o Viaduto do Colorado, no Centro, e instalado gradil metálico no Viaduto Nicola Pelanda sobre a Linha Férrea. Também recebeu restauro a estrutura de guarda-corpo da Avenida Comendador Franco.
Trincheiras
Três trincheiras receberam nova pintura antipichação: no cruzamento da rua Pedro Magalhães de Oliveira com a Linha Verde, no cruzamento da Marechal Octávio Saldanha Mazza com a Linha Verde e no cruzamento da General Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida.
Viaduto
O Viaduto do Capanema, no Jardim Botânico, está sendo preparado para receber o Complexo de Segurança Alimentar Capanema, que será formado pelo 35º Armazém da Família da cidade e pelo Espaço Social Capanema, onde serão atendidas com alimentação saudável pessoas em situação de risco, a partir do programa Mesa Solidária.
Após amplo serviço de limpeza, a estrutura viária recebeu pintura antipichação em toda sua área de 11.500 m², que alcança o viaduto de uma ponta à outra. Também foram realizados serviços para a substituição de duas juntas de dilatação do viaduto - divisão entre duas peças da estrutura que mantém a elasticidade do piso.
Monumentos da cidade
Imóveis públicos passaram pelos cuidados das equipes de manutenção com obras e serviços para acessibilidade, revitalização elétrica e hidráulica, reparos em coberturas, banheiros e pintura. Entre eles está o Memorial de Curitiba, no bairro São Francisco, que em agosto recebeu serviços de manutenção em uma área 1.537,29 metros quadrados da cobertura, com a substituição de vidros que estavam rompidos, implantação de novas vedações de alumínio e novos rufos e a impermeabilização das calhas.
O Palacete Wolf, erguido na segunda metade do século 19 em frente à Igreja do Rosário, no São Francisco, passa por manutenção e restauro. As melhorias ocorrem nas esquadrias externas da edificação após uma primeira etapa de obras, executada em 2020. Naquele momento foram realizados serviços para melhor conforto térmico ao casarão que abriga o Instituto Municipal de Turismo e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Edificações em 2021
Manutenção de equipamentos municipais com equipe própria: 1.909 serviços
Manutenção de equipamentos municipais com equipes terceirizadas: 153 intervenções
Obras concluídas: 7
Obras em andamento: 13
OBRAS CONCLUÍDAS:
Serviços de Recuperação de Pinturas das Ruas da Cidadania Cajuru, Pinheirinho, Tatuquara, Fazendinha/Portão
Novo Terminal de Transporte Tatuquara
Implantação de Rede Elétrica - Usina de Asfalto Sul
Obras de manutenção cobertura de vidro Memorial de Curitiba
OBRAS EM ANDAMENTO
Reforma de 24 Banheiros do Palácio 29 de Março - Centro Cívico
Construção do Centro de Acolhimento Social Plínio Tourinho - Jardim Botânico
Serviços de Recuperação da Pintura das Ruas da Cidadania Boa Vista e Matriz
Revitalização das estruturas metálicas das Ruas da Cidadania Boqueirão, Santa Felicidade, Fazendinha/Portão, Pinheirinho e Boa Vista
Construção do Armazém da Família Capanema e Espaço Social - Mesa Solidária - Jardim Botânico
Serviços de restauro das esquadrias do Palacete Wolf - São Francisco
Reforma e Ampliação - Conselho Tutelar Pinheirinho - Pinheirinho
OBRAS PROGRAMADAS
Serviços de Recuperação de Pinturas nas Ruas da Cidadania Bairro Novo, Carmo/ Boqueirão e Santa Felicidade
Foto: Luiz Costa/SMCS
Opmerkingen