O que é Corpus Christi? Saiba a história e o significado da celebração cristã

15/05/2022


Data nasceu a partir do "Milagre de Bolsena" e a visão de Santa Juliana



O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”. Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetes”, a data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou.


“É pelo dom da fé que acreditamos no Senhor ressuscitado, vencedor da morte e do pecado. E que acolhemos sua contínua presença entre nós, sobretudo quando estamos unidos em seu nome. É pelo dom da fé que celebramos a Eucaristia, cumprindo o mandato do Senhor: ‘Fazei isto em memória de mim’, e que acreditamos na sua presença real na hóstia consagrada, o Corpus Christi”, afirma Ir. Ivo Antonio Strobino.


Em seguida, confira um apanhado histórico de como surgiu essa comemoração santa e algumas dicas de como é possível celebrar a comunhão – mesmo que sem sair de casa.


O que é Corpus Christi e como surgiu a data?

A data para se celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque.


Milagre de Bolsena


Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”.


Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando o padre Pedro de Praga celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela. Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.


O que é Eucaristia?


A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. Um dos sete sacramentos, a eucaristia ou comunhão é o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.


Fonte: Marista.org.br


Foto: Emmanuel Nwabufo/Pexels

Últimas Notícias