11/06/2024
Obras secundárias ainda são realizadas na região, mas com trânsito liberado

A prefeitura de Curitiba estima que, todos os dias, cerca de 70 mil veículos vão passar pelo trecho recém inaugurado da Linha Verde, na região do bairro Atuba.
No primeiro dia após a liberação, houve, em alguns momentos, registro de excesso de veículos na chegada de São Paulo, pela BR-116, e para quem precisava acessar a Avenida Mascarenhas de Moraes. A área conta agora com viadutos e alças de acesso que auxiliam no tráfego.
Mesmo assim, os condutores precisam redobrar a atenção por conta de obras secundárias que ainda são realizadas na região. Equipes da empresa contratada pela prefeitura atuam na construção de calçadas, nos serviços de jardinagem, implementação de sinalizações e construção de faixas elevadas.
Ao todo, foram construídas 12 faixas para veículos no trecho final da Linha Verde Norte, que corresponde ao Lote 4.1 de obras. O investimento na área foi de R$ 178 milhões e teve o apoio do município e de financiamento da Caixa Econômica Federal, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).
A Secretaria de Obras da prefeitura de Curitiba disse que foram priorizados os trabalhos considerados indispensáveis para a liberação do trânsito, no objetivo de conseguir solucionar os congestionamentos e promover melhorias viárias.
A pasta indicou que, ao longo dos próximos meses, serão concluídas também as obras secundárias. Foram liberadas as pistas da direita e da esquerda na ligação da Linha Verde para a Estrada da Ribeira, e os acessos à Rodovia Régis Bittencourt e à Rua Mascarenhas de Moraes.
Diversos pedestres que passam pelas vias adjacentes à Linha Verde precisaram andar pela rua devido à ausência de calçadas. Mesmo com a sinalização, ainda não foram implementadas as faixas de pedestre elevadas. Por conta disso, é preciso cuidado.
A prefeitura de Curitiba informou ainda que as obras continuam em ruas do entorno, mas sem prejudicar o fluxo de veículos. Estão sendo realizados serviços de pavimentação, calçadas, iluminação e paisagismo, com previsão de conclusão para agosto. Além disso, cinco estações-tubo estão sendo implantadas e devem ficar prontas entre julho e dezembro.
Comments