Novo IPTU de Curitiba aumenta em 55% os imóveis isentos
- JORNALE
- 4 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2023
04/04/2023
São 127 mil proprietários que não pagarão o imposto

A atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que serve de base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e é obrigatória a cada quatro anos, é a mudança no imposto em 2023. A PGV estava defasada desde 2014, o que fazia com que imóveis semelhantes pagassem IPTU com diferença de até 300%. A modernização trouxe o valor dos imóveis da capital para patamares compatíveis com o do mercado, corrigiu distorções – 170 mil tiveram redução de valor - e ainda ampliou em 55% o número de imóveis isentos – de 82 mil no ano passado, para 127 mil neste ano. Além disso, a Prefeitura ampliou o desconto para pagamento à vista, de 4% para 10%.
A atualização havia sido adiada por um ano pela Prefeitura por conta da pandemia, o que levou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a fazer uma recomendação para que fosse feita a correção para o IPTU 2023. O projeto de lei, construído em parceria com o Legislativo, deu origem à lei complementar 136/2022, sancionada em dezembro do ano passado.
Em oito anos, os imóveis valorizaram, em especial áreas rurais tributadas como agrícolas e que há anos foram urbanizadas, assim como muitos terrenos vagos que receberam edificações e áreas que tiveram desenvolvimento, com benfeitorias urbanas.
Comments