Nova Ferroeste: Paraná e União discutem detalhes com o setor produtivo de Cascavel
- admjornale
- 24 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
24/06/2021
Técnicos do Ministério da Infraestrutura e do Governo do Paraná estiveram na linha férrea já existente, a Ferroeste

A cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, recebeu nesta quarta-feira, dia 23, a comitiva do Governo Federal que está no Estado para uma série de visitas técnicas a fim de avaliar o projeto da Nova Ferroeste.
Em encontro com cooperativistas, foi abordado o desempenho da linha férrea já existente (a Ferroeste) e o impacto que a nova ferrovia terá sobre a competitividade do setor produtivo da região.
Proposta pelo Governo do Paraná, a Nova Ferroeste ligará Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, com grande parte do traçado cortando o Oeste. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica.
Cascavel foi o terceiro compromisso da agenda da comitiva federal, que começou na terça-feira, em Paranaguá, e na quarta também em Curitiba. A equipe do Ministério da Infraestrutura e representantes do Plano Estadual Ferroviário sobrevoaram os trechos de passagem da nova estrada de ferro e visitaram a estrutura do atual terminal.
“Viemos conhecer como vai ser esse novo traçado e quais são os pontos que têm interconexão com a malha já existente, quais são os problemas e as questões mais relevantes”, declarou Marcos Félix, assessor especial do Ministério da Infraestrutura.
O grupo conheceu a Ferroeste, que já liga o trecho de Cascavel a Guarapuava, e se reuniu com dirigentes de cooperativas que transportam cargas por esta via. As cooperativas Lar, Coopavel, C.Vale e Frimesa enviam ao Porto de Paranaguá, pela Ferroste, 3 milhões de toneladas de produtos todos os anos.
“O que precisamos é de uma estrutura logística que dê condições de competitividade”, destacou o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. “Não temos outra saída. Precisamos escoar pelo modal rodoviário ou ferroviário. Mas a grande carga precisa escoar por uma ferrovia”.
Principal produtor de soja do Paraná, Cascavel será o hub logístico da Nova Ferroeste. A previsão, de acordo com os estudos preliminares de traçado e demanda, é que o terminal de transbordo já instalado na cidade conecte os ramais do Mato Grosso do Sul e de Foz do Iguaçu.
Foto: Alessandro Vieira/AEN
Comments